Enem 2021: data das provas se aproxima, primeira etapa acontece em 21 de novembro

As datas de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já estão próximas. A primeira prova, aplicada no dia 21 de novembro, será de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, e a segunda, marcada para o dia 28 de novembro, irá contemplar as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), irá realizar o exame nos dois domingos, considerando o contexto pandêmico de Covid-19 que o Brasil ainda enfrenta. Com isso, de acordo com o Inep, foram mapeados com antecedência os locais de aplicação das provas, visando implementar as medidas sanitárias de prevenção a Covid-19.

Ao todo, 3.109.762 pessoas confirmaram a inscrição, dentre elas, 3.040.871 irão realizar a prova na modalidade impressa, e 68.891 confirmaram a inscrição na modalidade digital. É válido ressaltar que mesmo na modalidade digital, onde as questões serão respondidas através de um computador, a redação ainda deverá ser feita a mão, como no Enem impresso.

Outra observação importante, é que apesar da prova ser digital, ela não poderá ser feita em casa ou através de um computador pessoal, o participante deve seguir as mesmas recomendações gerais, comparecendo ao local de aplicação e horários definidos pelo Inep.

Para ter acesso às orientações gerais, o candidato pode acessar o Portal do Instituto, onde há uma página reunindo as principais orientações para os participantes, assim como os questionamentos mais comuns e seus respectivos esclarecimentos.

O horário vale para as duas versões da prova: impressa e digital.

Abertura dos portões: 12h (meio-dia)
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas 1º dia: 19h
Término das provas 2º dia: 18h30

Skip to content