Equipes da Saúde realizaram atividades nas escolas sobre o perigo dos fogos de artifício  

Nesta quinta-feira, dia 14 de junho de 2018, a equipe de Saúde da Família do bairro de São Bento, em São Francisco do Conde, realizou uma atividade na Escola Três Marias. E, na sexta-feira, dia 15, os alunos do Complexo Escolar Rilza Valentim receberam a equipe do SAMU 192 para alertar as crianças sobre a relação de perigo com os fogos de artifício e suas consequências.

O objetivo foi orientar os alunos sobre queimaduras e suas sequelas. Em época de festas juninas, em que são comuns fogueiras e fogos de artifício, aumenta o número de casos de queimaduras, que são lesões na pele provocadas geralmente pelo calor, podendo atingir apenas a camada mais superficial da pele ou as mais profundas, comprometendo músculos e ossos.

Para evitar as queimaduras, é importante ter cuidado ao acender a fogueira e evitar brincadeiras próximas a ela. Utilizar apenas fogos de artifícios comprados em locais autorizados e ter cuidado ao manuseá-los. Manter as crianças longe do fogo e de materiais inflamáveis.

Queimaduras de 1° grau

Atingem a camada mais superficial da pele. A lesão em geral apresenta rubor (aspecto avermelhado), calor e é dolorosa.

 Como tratar: Faça compressas frias nas primeiras horas após a ocorrência. Não coloque pasta de dente ou manteiga em nenhuma hipótese. Use óleo mineral ou vaselina líquida para manter a queimadura hidrata; tome analgésico, se necessário, e use filtro solar.

Queimaduras de 2° grau superficiais

Geram bolhas e muita dor. As bolhas devem ser drenadas, mas não retiradas, pois servem como curativos biológicos. O procedimento deve, de preferência, ser realizado por um médico.

Após o rompimento das bolhas, o curativo deve ser feito com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério. Limpe o local com água corrente e clorexitina. Após a cicatrização, use filtro solar para evitar manchas.

Queimaduras de 2° grau profundas

São menos dolorosas. As bolhas são brancas e secas.

O tratamento é semelhante ao da queimadura de 3° grau.

Queimaduras de 3° grau

Apesar de acometerem todas as camadas da pele, são indolores. Podem atingir os músculos e causar deformidades graves.

Na maioria das vezes, há necessidade de internação hospitalar, pois em geral causam manifestações sistêmicas, como desequilíbrio dos níveis de sódio, potássio e/ou cálcio e desidratação; muitas vezes é preciso retirar os tecidos necrosados e realizar limpeza e enxertos.

Se acometerem regiões como rosto, mãos, genitália, pés e vias aéreas superiores ou forem causadas por fontes elétricas, procure imediatamente um serviço de emergência hospitalar.

(Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/festas-juninas-cuidado-com-as-queimaduras/).

Skip to content