Equipe do SAMU realizou capacitação com noções de primeiros socorros para profissionais da educação

Os profissionais que compõem a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Francisco do Conde realizou na ultima  quarta-feira (31) uma capacitação com noções de primeiros socorros para profissionais da educação do município, iniciando com as equipes das Unidades Escolares Bartolomeu e São Bento das Lajes.

Durante a capacitação foram apresentadas as principais noções de primeiros socorros e a melhor maneira de agir em diferentes situações, incluindo a importância de manter a calma e chamar o serviço de emergência logo em seguida, esclarecendo também o que não deve ser feito em procedimentos de primeiros socorros.

A iniciativa é em cumprimento a Lei Lucas (13.722) sancionada em 04 de outubro de 2018, a qual torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

A lei foi sancionada após um acidente que ocorreu com um estudante de 10 anos, chamado Lucas Begalli, no estado de São Paulo, que perdeu a vida em um passeio escolar, em questão de minutos, após uma asfixia mecânica, que ocorreu por ter engasgado com o lanche que foi servido.

Para Carla Gisele Ferreira, Gestora das Unidades, foi um privilégio ser as primeiras Unidades do município a acolherem esse momento de aprendizagem. “Tivemos o prazer de receber os profissionais do SAMU em nossas Unidades, fazendo valer na prática a execução dessa lei no ambiente escolar, capacitando os nossos profissionais e reafirmando a importância da lei no nosso cotidiano”, contou.

Em breve, a capacitação também ocorrerá nas demais Unidades escolares do município, buscando efetivar o cumprimento da lei.

 

Skip to content