Equipe multidisciplinar do PROAP mantém forte a parceria com as famílias franciscanas no acompanhamento aos estudantes durante o isolamento social


Adaptando-se à nova realidade, imposta pelo isolamento social, a equipe do PROAP vem inovando, com o auxílio das tecnologias, e mantendo o acompanhamento de excelência aos estudantes que precisam desse apoio em São Francisco do Conde. Através de contato telefônico, troca de mensagens pelo WhatsApp e produção de vídeos informativos, a equipe multidisciplinar do programa tem dado todo o suporte necessário às famílias franciscanas.

Pelo telefone, o Serviço Social orienta os responsáveis pelos alunos quanto aos benefícios concedidos pelo governo, aquisição de medicamentos (para os estudantes que utilizam) e reforçam a importância de se cumprir as recomendações de higiene para o combate à pandemia de COVID-19, como o ato de lavar as mãos e a utilização do álcool em gel. Nesse contato, as profissionais também atuam como facilitadoras para as fonoaudiólogas, psicólogas, psicopedagogas, pedagoga e psicomotricista estabelecerem a comunicação com os estudantes e seus familiares.

No acompanhamento multidisciplinar são dadas orientações sobre a rotina e o comportamento dos estudantes e enviadas as atividades que devem ser realizadas por eles, com supervisão dos profissionais e retorno da família sobre o desempenho dos mesmos, por meio de fotos e/ou vídeos.

Mateus encontra-se em acompanhamento fonoaudiológico e atendimento psicomotricista semanal, com profissionais comprometidas e de excelência em terapia, de forma eficiente. Parabenizo toda a equipe do PROAP pela atenção e dedicação. Mesmo nesse período de afastamento devido ao COVID-19, o PROAP mantém o atendimento individualizado e a atenção assistida. De acordo com as orientações e intervenções das profissionais Marilene, Mona e Adriana, através de telefone, mensagens, áudios e vídeos-chamadas, busco aprimorar, orientar e desenvolver o processo terapêutico no que diz respeito aos aspectos fonológico, psicomotor, comportamental e emocional”, declarou atia do pequeno Mateus Lisboa de Cerqueira, Jeane Lima Conceição.

Conforme explicou a coordenadora do PROAP Laís Oliveira, “durante este processo, os pais e responsáveis podem questionar, sugerir e tirar dúvidas com a equipe de profissionais que acompanha o estudante”.

Já Madalena, a mãe de Guilherme, que é autista e tem seis anos de idade, “durante este período de quarentena e isolamento social, Guilherme vem realizando, dentre outras coisas da rotina diária de casa, atividades orientadas pela equipe terapêutica do PROAP. As atividades propostas têm contribuído para a continuidade das estimulações tão necessárias para o seu desenvolvimento em diversos aspectos”.

Para Silvana Santos, mãe de Arthur Gabriel de Jesus Bispo, “o acompanhamento do PROAP durante esse isolamento social tem sido gratificante. Eles têm proporcionado atividades bem interessantes e bem criativas. A gente aqui em casa se dedica muito pra fazermos, pois é bom para nosso filho participar desses exercícios”, disse.

Esta ação está sendo realizada pelos profissionais que acompanham os estudantes que possuem dificuldade de aprendizagem, diagnóstico ou características de autismo, e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, assistidos pelo PROAP e são de extrema importância, pois permitem que os estudantes continuem sendo estimulados, organizem-se e sejam capazes de administrar o tempo que estão em casa de maneira prazerosa e divertida”, continuou a coordenadora do programa.

O PROAP também oferece todo suporte para qualquer dificuldade que os estudantes apresentem durante este período de isolamento social, orientando as famílias diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes durante este período. “O objetivo é continuar prestando suporte terapêutico aos estudantes, de maneira que eles tenham o mínimo de prejuízo possível durante este período de isolamento social e continuem sendo estimulados nas diversas áreas, favorecendo, assim, o desenvolvimento do aprendizado dos mesmos”, salientou Laís Oliveira.

Skip to content