Equipe técnica da Assistência Social participa de Capacitação Previdenciária

Com o tema: “Educação Previdenciária”, técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa Idosa participaram entre os dias 6 e 7 de fevereiro de uma capacitação, cujo objetivo foi socializar as novas mudanças previdenciárias. A ação aconteceu no Espaço Viver Julieta dos Santos Machado, localizado no bairro do Gurugé, em São Francisco do Conde.

A Previdência Social no Brasil é o seguro social destinado à pessoa que contribui. Trata-se instituição pública com o objetivo de reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. Diante disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), por meio da Unidade de Atendimento INSS Expresso de São Francisco do Conde, desenvolveu uma capacitação ministrada pela diretora do serviço, Amanda Prado, para informar aos funcionários sobre a Educação Previdenciária e o seu impacto na rede da Assistência Social.

Assistentes sociais, psicólogos, educadores, orientadores sociais, cadastradores do CadÚnico, além da coordenação do SCFV participaram da capacitação. A finalidade deste encontro foi socializar as informações previdenciárias e assistenciais oferecidas pelo INSS e formar um elo entre os órgãos públicos.

Também foi abordada a importância quanto às formas de contribuição, função do CNIS (cadastro nacional de informações sociais) e sobre os benefícios da previdência social, como aposentadorias, auxílio maternidade, auxílio reclusão, auxílio doença/acidente de trabalho, benefício assistencial ao idoso/pessoa com deficiência e pensão por morte. A ação foi finalizada pelo secretário de Desenvolvimento Social e Esportes do município, Aloísio Oliveira, que na oportunidade participou da dinâmica de grupo.

A capacitação previdenciária teve o objetivo de trazer as atualizações para os técnicos da Assistência Social, esses profissionais tratam diretamente com o atendimento ao público nas unidades, para tanto precisam estar atualizados para lidar corretamente com as novas mudanças na Previdência Social”, afirmou o gestor da pasta.

Os próximos serviços a serem capacitados são os técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Departamento de Benefícios Sociais (DEBES), dos Programas Municipais Bolsa Aluguel e PAS, além do Programa Federal Bolsa Família.

Confira os próximos dias  da Capacitação “Educação Previdenciária”.

DATA: 18 e 19 de fevereiro

LOCAL: CEJAL

HORÁRIO: Das 08h às 12h

Skip to content