Estudantes franciscanas representam o município na X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Desde o dia 03 de dezembro até hoje (05), acontece em Salvador, no Hotel Bahia Sol, a *X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente*.  São Francisco do Conde está sendo representado pela estudante do Instituto Municipal Luiz Viana Neto, Lara Vitória Sousa dos Santos, eleita delegada, e as alunas Quessia Layane, da Escola Joaquim Alves Cruz Rios, e Maria Eduarda Rocha, também do Instituto.

O tema desta edição é Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências. Neste último dia do evento acontece a plenária final, com a apresentação e votação das propostas e a seleção para a nacional.

“A minha experiência na Conferência Estadual foi maravilhosa, além de representar a minha cidade e o meu território, conheci pessoas incríveis  com ideias e projetos excelentes. O que aprendi nessa conferência é que a educação salva. E se sempre vivermos no escuro da ignorância,  nunca iremos enxergar a luz”, declarou Lara Vitória, que está no 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Ela ainda falou que “hoje posso dizer que a Educação me salva e me transforma numa pessoa melhor!”.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), Carlos Bispo de Jesus Filho, e com a vice-presidente e representante da Secretaria da Educação (SEDUC), Márcia Diana Jesus Oliveira, “nossa participação é a confirmação das demandas oriundas da Pré-conferência Municipal, onde enfatizamos o protagonismo das crianças e adolescentes na construção de políticas públicas”, disse.

“É importante salientar a não desestruturação do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes), dialogando e demonstrando aos segmentos político e social, que políticas públicas para crianças e adolescentes são prioridades garantidas na constituição e no ECA“, concluíram.