Evento solene marca uma nova etapa do turismo em São Francisco do Conde

cultura .samba

Desenvolver as potencialidades turísticas e a economia de São Francisco do Conde são os principais objetivos da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR). Na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro, autoridades do município e do Estado reuniram-se no auditório da Câmara de Vereadores para o lançamento de três projetos que visam esse desenvolvimento, são eles: São Francisco do Conde é Show; Sistema Municipal de Turismo e Projeto de Municipalização do Turismo Náutico.

Formaram a mesa solene de abertura do evento a prefeita do município, Rilza Valentim; o vice-prefeito, Evandro Almeida; o presidente da Câmara de Vereadores, Eliezer de Santana; o secretário de Turismo do município, José Carlos Reis; , a secretária de Cultura do município, Sandra Pitanga; representando o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, o assessor especial, José Carlos Oliveira; representando a senadora Lídice da Mata, o assessor e secretário geral do PSB-BA, Rodrigo Hita; o secretário extraordinário de Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa; o deputado estadual, Rosemberg Pinto, e a presidente da Câmara Bahia, Cristina Baumgartten.

A solenidade foi aberta com os depoimentos das autoridades que destacaram a importância dos projetos turísticos para o desenvolvimento do município. “Queremos construir um novo conceito de cidade em São Francisco do Conde, aumentar o comércio, recuperar patrimônios históricos e pensar o turismo no nosso município como uma mola de desenvolvimento”, ressaltou a prefeita, Rilza Valentim.

Para o secretário de Turismo do município, José Carlos Reis, este é um momento de colocar em prática tudo o que consta nos projetos. O secretário de Indústria Naval e Portuária, por sua vez, disse: “é um prazer apoiar este projeto, pois irá contribuir para o alcance do desenvolvimento turístico deste município”.

Outro fator abordado durante as apresentações foi acerca da estrutura do município. “Para desenvolver o turismo é preciso pensar em infraestrutura. É importante que São Francisco tenha boas pousadas, restaurantes e condições de receber os turistas”, destacou o deputado estadual Rosemberg Pinto, que propôs levar uma apresentação de São Francisco do Conde para fora do município. “Com as potencialidades que essa cidade tem é preciso que outros locais conheçam. Quero levar uma apresentação para a Assembleia Legislativa, em Salvador”, enfatizou.

O evento teve como tema “Painel: Turismo, Avanços e Perspectivas de São Francisco do Conde” e contou com a apresentação de cada um dos projetos. O “São Francisco do Conde é Show” tem o intuito de trazer diversas atrações gratuitas para a orla do município durante os finais de semana, com a finalidade de criar e ampliar as alternativas de lazer, entretenimento e diversão no município, através da realização de atividades como festival gastronômico, competições esportivas, cinema, teatro de rua, música, poesia, moda, artesanato, cultura popular, dentre outras. Este projeto terá lançamento já nesta sexta-feira, 27 de setembro, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta data.

O “Projeto de Municipalização do Turismo Náutico” envolverá ações em São Bento das Lages, a requalificação da orla marítima, a desapropriação da Ilha de Cajaíba, a criação de trilha, dentre outras ações. Por fim, o “Sistema Municipal de Turismo” objetiva o estabelecimento de normas e instrumentos para orientar e promover o turismo na cidade. É um sistema que busca a captação de recursos para o desenvolvimento turístico.