Festival de Arte-Educação de São Francisco do Conde – VoArte começa nesta segunda!

Pela primeira vez no município, ocorrerá o Festival de Arte-Educação de São Francisco do Conde – VoArte, um grande evento que irá apresentar para a sociedade, os resultados das ações pedagógicas desenvolvidas em todas as unidades escolares no ano letivo de 2017.  Para isso, os alunos da Rede Municipal de Ensino se utilizarão de linguagens artísticas, transformando a cidade em um grande palco, durante os dias 15, 16 e 17 de janeiro. As apresentações acontecerão nos seguintes locais: Largo Maria do Benzê, Mercado Cultural, quadra esportiva da orla e Câmara Municipal de Vereadores.

Literatura, Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro são as linguagens com as quais os estudantes expressarão os conhecimentos adquiridos a partir da proposta do VoArte, projeto inovador desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, que consiste em estimular a leitura, através da utilização de recursos e metodologias das linguagens artísticas, em diálogo com as demais áreas integrantes do Currículo da Rede Municipal de Ensino. O VoArte se fundamenta em dois momentos, uma fase de preparação, com os alunos em sala de aula, e a etapa de apresentação dos trabalhos para a comunidade, denominada Voartear, que no ano passado aconteceu nos meses de setembro e dezembro.

O I Festival de Arte-Educação de São Francisco do Conde é a culminância do VoArte e uma versão ampliada do Voartear, com o resultado final de toda produção artística desenvolvida durante esse projeto, que tem se destacado em congressos e simpósios de educação nacionais e internacionais, pelo seu caráter ousado. Os quatro espaços onde ocorrerão o festival também estão sendo chamados de Voartear.

Todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes tiveram como inspiração a leitura de obras literárias relacionadas ao tema do ano letivo 2017 – A dimensão histórica do Brasil: nuances e matizes que influenciaram a formação do povo brasileiro entre a história contada e os registros históricos e as características da comunidade local. Todos os segmentos de ensino serão contemplados durante o  IFestival de Arte-Educação, incluindo a Educação de Jovens e Adultos – EJA, ainda contando com a participação dos universitários, através do Programa de Apoio ao Universitário Sanfranciscano – PROUNIFAS. Também compõe a ampla programação, mostras do Programa de Atenção, Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores – PROAP e das gerências de Nutrição e Educação Ambiental, entre outros.

O I Festival de Arte-Educação de São Francisco do Conde – VoArte terá a participação do prefeito Evandro Almeida, bem como de demais autoridades municipais. Esse grande espetáculo promovido pela Educação do município mobilizará toda a comunidade franciscana, e região do Recôncavo Baiano, para festejar a aprendizagem através da ferramenta revolucionária que é a arte.