Fontes de São Francisco do Conde passam por serviços de limpeza

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP, de São Francisco do Conde, em parceria com as secretarias municipais de Serviços, Conservação e Ordem Pública – SESCOP e da Saúde – SESAU, através da Vigilância Sanitária, e juntamente com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A – EMBASA, realizaram nesta terça-feira (27), na Ilha das Fontes, uma Caminhada e Mutirão Socioambiental na localidade, para conscientizar e instruir a população sobre a importância de preservar, economizar e recuperar a água.

Na oportunidade, as equipes de Educação Ambiental da SEMAP, bem como agentes da Vigilância Sanitária, da SESCOP e da EMBASA, promoveram uma palestra com os moradores da ilha e estudantes, provocando debates e reflexões acerca da preservação da natureza para as novas e futuras gerações.

As equipes percorreram a ilha e, com muito esforço e trabalho em equipe, realizaram um trabalho de limpeza em algumas fontes da localidade, retirando terra, matéria orgânica, entulhos e ferragens, desobstruindo, assim, os olhos d’água. Uma vez limpa, a água circulará mais fluidamente.

Essa ação é uma parceria da SEMAP com a SESCOP e SESAU, através da Vigilância Sanitária, e também conjuntamente com a EMBASA. O nosso objetivo é conscientizar a população em relação à preservação do recurso natural, onde realizamos uma palestra com os estudantes da Escola Antônio Balbino, para que eles reproduzam essas informações e, sobretudo, que aprendam, valorizem e respeitem o meio ambiente, utilizando a água de forma consciente nas mais simples ações do dia a dia, como tomar banho e escovar os dentes. Hoje também realizamos a limpeza de duas fontes, que são popularmente chamadas de ‘Fonte de Nieta’ e ‘Fonte de Cícero’, onde retiramos muitos entulhos e ferragens que obstruíam as nascentes”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa.

Na ocasião, o gestor também ressaltou outros trabalhos que a SEMAP vem realizando em prol da preservação do meio ambiente, da agricultora e da pesca locais. “A SEMAP segue realizando ações na área da agricultora, com o serviço de mecanização agrícola, visando atender pequenos e médios produtores rurais do município, com os serviços de aração, gradagem e sulcagem do solo. Também já distribuímos 500 kg de sementes de milho para os agricultores familiares, além de ações em benefício dos pescadores e marisqueiras do município. Nós temos o dique SEMAP: 0800 071 1202, meio pelo qual a população pode realizar possíveis denúncias sobre: poluição sonora, pesca predatória, queimadas, desmatamentos, animais na pista e derramamento de carga perigosa”, destacou o secretário.