IBGE 2021: Prefeitura divulga Processo Seletivo Simplificado para Agente Censitário e Recenseador

Neste ano, o IBGE iniciará o Censo Demográfico 2021. Esta operação censitária tem como finalidade obter informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

A Prefeitura de São Francisco do Conde está ajudando com a divulgação do Processo Seletivo Simplificado para Agente Censitário e Recenseador. As inscrições vão até 19 de março.

O objetivo é engajar, informar a população e obter um maior número de inscritos da própria cidade no referido processo.

Os recenseadores começam a trabalhar em agosto, quando se iniciará o Censo 2021, aplicando os questionários presencialmente ou por telefone, em busca das informações cruciais para traçar o mais amplo e detalhado retrato de quem somos, onde estamos e como vivemos.

A escolaridade exigida para a função é o Ensino Fundamental completo.

A remuneração é por produção e varia também de acordo com certas características da área de trabalho de cada recenseador. Na Bahia, a estimativa é que o valor mensal recebido fique entre cerca de R$ 700 e pouco mais de R$ 1.100, para a jornada mínima sugerida de 25 horas semanais.

As inscrições para o PSS de recenseador vão até o dia 19/03/2021, custam R$ 25,77 e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do CEBRASPE, empresa organizadora da seleção https://www.cebraspe.org.br/concursos/.

Os candidatos a recenseador farão uma prova objetiva, prevista para o dia 25/04/2021. Haverá provas em todos os municípios baianos. De acordo com sua classificação e o número de vagas disponíveis, os aprovados passarão por um treinamento, em julho, que será eliminatório e classificatório. Somente será contratado quem for aprovado nessa etapa.

Estão abertas também as inscrições no processo seletivo para as vagas de agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores (ACM e ACS). Na Bahia, são 1.581 oportunidades. Para esses cargos, é preciso ter Ensino Médio completo, e a remuneração é de R$ 2.100 e R$ 1.700 por mês, respectivamente, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Acesse os links abaixo para obter mais informações:

Informações inscricão censo

REPAC

Acesse o portal do IBGE na Internet: https://www.ibge.gov.br/pt/inicio.html.