Influenza 2019: Campanha de Vacinação contra a gripe começa dia 10 de abril Ministério da Saúde antecipa Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

Em 2019, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), realizará a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio, sendo 04 de maio, o Dia Nacional de Mobilização.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação, e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

O público-alvo representará aproximadamente 60 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

O início da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza foi antecipado para o dia 10 de abril, após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Grupos prioritários para a vacinação:

·         Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em anos anteriores, devem receber apenas uma dose em 2019;

·         Gestantes: em qualquer idade gestacional;

·         Puérperas: todas as mulheres no período de até 45 dias após o parto;

·         Trabalhadores de Saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

·         Professores das escolas públicas e privadas;

·         Povos indígenas, a partir dos seis meses de idade;

·         Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

·         Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, devendo apresentar prescrição/relatório médico especificando o motivo da indicação.

Skip to content