Instituto Municipal Luiz Viana Neto utiliza o Facebook como canal de comunicação com seus alunos

Além da plataforma Diálogos Virtuais disponibilizada no site da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, as unidades escolares da rede Municipal de Ensino têm promovido iniciativas que garantem a aprendizagem dos estudantes durante o isolamento social. No Instituto Municipal Luiz Viana Neto, Escola de Ensino Fundamental anos finais localizada no Centro da cidade, o Facebook da instituição se tornou um canal de ligação entre os alunos e os conteúdos disponibilizados pelos professores.

“Nunca se falou tanto e nunca se utilizou tanto as redes sociais como nesse atual momento de pandemia. Graças às redes sociais podemos  estar interagindo com nossos alunos, deixando -os atualizados dos conteúdos que ora seriam trabalhados nesse período de Isolamento Social. Aproveitamos também para interagirmos sobre  os cuidados que devemos ter para vencermos a COVID-19, com incentivos para que se use máscaras, lave as mãos, use álcool em gel, entre outras. Lembrando que o melhor caminho para vencermos é ficando em casa”, declarou o diretor do Instituto Alcimar Santos.

De acordo com ele, “costumo me dirigir aos meus colegas de trabalho como ‘MINHA EQUIPE’. Nesse atual cenário em que, não só a população franciscana se encontra, como o mundo inteiro vem passando,  a minha Equipe, ou seja o trabalho de Equipe, tem sido colocado mais do que nunca  em prática

Conforme orientação da Diretoria Pedagógica da Secretaria da Educação – SEDUC, que recomendou o desenvolvimento de um trabalho pedagógico virtual com a finalidade de manter o contato com os estudantes durante a quarentena, o Instituto reuniu seus profissionais para pensar estratégias.  “Estamos vivenciando um momento difícil de isolamento social, em que não podemos estar nos espaços escolares. Estamos em casa, porém, não deixamos de trabalhar. No final do mês de março iniciamos um diálogo com todo corpo pedagógico e gestor do instituto, a partir do direcionamento dado pela SEDUC”, informou a coordenadora pedagógica Líbna Carneiro Miranda.

Uma página no Facebook foi criada para ser usada pela escola durante a quarentena, na qual foram adicionados os estudantes da escola de Ensino Fundamental Anos Finais.  “Utilizando os recursos tecnológicos para retomarmos os nossos trabalhos pedagógicos, o Instituto criou um face, onde colocamos todos os alunos matriculados”, informou a coordenadora pedagógica Marialva Soares. “Foram criados grupos por série e neles os professores estão postando semanalmente suas atividades“, complementou.

Nos grupos criados, estão sendo postadas atividades pelos professores responsáveis, que foram previamente discutidas em AC virtual com a coordenação pedagógica da escola. Marialva ainda disse que “toda semana, a gente tem plantão com os horários específicos em que os professores da semana ficam disponíveis para tirar as dúvidas dos alunos”.

Segundo a coordenadora pedagógica Líbna,“todo o corpo docente tem contribuído positivamente para elaborar as atividades, planejando as mesmas de forma coerente. Não iremos fazer um trabalho de qualquer forma porque estamos usando o modo virtual, desejamos manter a mesma qualidade em relação às atividades elaboradas. Essa é também a visão dos nossos professores. Temos o desafio de alcançar todos os estudantes e iremos, ao longo deste processo, tentar, junto à direção e secretaria da escola, identificar os estudantes que não estão sendo alcançados através do facebook para mediar a situação”.

“Uma boa quantidade de estudantes e famílias já estão participando ativamente das atividades pelo Facebook“, disse Líbna, que destacou o comprometimento de toda a equipe de professores, coordenadores, profissionais da educação especial e direção.

“Este é um desafio tanto para os estudantes, quanto para a escola. Juntos iremos alcançar o objetivo de manter nossos discentes em contato com os estudos durante esse período em que estão em casa. Juntos somos mais  fortes e sairemos mais firmes dessa pandemia”, finalizou a coordenadora pedagógica Líbna.

De forma bastante didática foi produzido um vídeo explicando passo a passo para acessar os materiais. Confira!