“Isso aqui tá bom demais!” O último dia do Arraiá do Chico foi sinônimo de alegria para munícipes e visitantes

No último dia de festa em São Francisco do Conde, onde aconteceu o melhor São João e São Pedro da Bahia foi sinônimo de muita alegria e diversão para munícipes e visitantes. O clima era de despedida, mas também de empolgação para curtir intensamente os blocos de rua, as atrações no Mercado Cultural e no palco principal montado no Largo Maria do Benzê. Cinco atrações subiram ao palco para eternizar cada segundo do Arraiá do Chico 2019.

A primeira atração que subiu ao palco foi ovacionada pelo público, a banda prata da casa, Forrozão Flor de Jasmim, deu o tom da alegria e da animação que tomou conta desse último dia de festa na cidade. Logo após, a banda DNA de Vaqueiro, comandada pelo vocalista Luizinho, foi quem subiu ao palco para contagiar o público com o ritmo vaqueiro. “Agradeço a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde pela oportunidade de tocar na cidade e a todos que assistiram ao show e dançaram ao som das músicas da banda”, enfatizou o artista.

Quem também deu um show de simpatia com os fãs foi a dupla Alex e Camargo, que pela primeira vez se apresentaram no município franciscano e cantaram o autêntico forró das antigas, além de muito arrocha e sertanejo universitário. “Aqui é música para todos os estilos“, ressaltaram os cantores. Na oportunidade, Isabela Souto, que fã da dupla, falou sobre o sentimento em participar do Arraiá do Chico. “Isso aqui tá bom demais!”

Dando seguindo a noite, a banda Kart Love, uma das atrações mais esperadas desse último dia de festa, colocou todo mundo para dançar agarradinho e recordar alguns momentos com músicas de “sofrência”. Na oportunidade, o cantor franciscano Lucas Barreto fez uma participação especial no show da banda, o que levou o público ao delírio.

Logo após, foi a vez da banda Catuaba com Amendoim animar o quinto e último dia de festa em São Francisco do Conde. Na abertura do show já deu para perceber o que aguardava o público. Com a música mais tocada durante os festejos juninos, “Saga do Vaqueiro”, a banda colocou todo mundo para arrastar as chinelas nessa grande noite.

Assim como nos outros quatro dias dias, o público também não “arredou o pé” até o apagar das luzes do palco. A última banda a se presentar foi “Pirão de Fato”, que encerrou com chave de ouro a programação do Arraiá do Chico 2019.

Sobre a edição deste ano, a secretária de Turismo de São Francisco do Conde, Ussula Flávia, enfatizou a sustentabilidade como uma importante vertente para a realização de festas do município. “O Arraiá do Chico está sendo importante para a economia local e muito relevante para a autoestima de nossos munícipes. A devolução desse produto torna ele ainda mais importante, porque trabalhamos na perspectiva de um modelo sustentável e que traz retorno positivo para a cidade“, disse a secretária.

Diante do que foi ressaltado pela gestora da pasta de Turismo, o Arraiá do Chico se configurou como um grande espetáculo junino a céu aberto, que movimentou toda uma cadeia produtiva no município. E, nesse sentido, para obter os dados precisos sobre quanto economicamente foi movimentado neste período, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, realizou pesquisas junto ao comércio local da Sede e do bairro de Campinas.

Outra secretaria que também desenvolveu ações nesse período junino foi a de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – SDHCJ, que realizou o “Observatório dos Direitos Humanos e da Cidadania” com diversas ações para o público que esteve presente na festa. A ação teve como propósito levar o conhecimento das políticas públicas especiais que a secretaria desenvolve, com foco na conscientização, tendo em vista a garantia da efetivação dos direitos das pessoas (direitos humanos).

A realização das atividades se deu através de panfletagens, diálogos, e registros fotográficos com plaquinhas que levavam mensagens de combate à violência doméstica contra as mulheres, combate ao racismo e à intolerância religiosa, bem como combate à homofobia e à violência contra a pessoa idosa. A garantia dos direitos de jovens e crianças também foi proposta na ação. O Observatório dos Direitos Humanos e da Cidadania tem como objetivo maior coletar dados e informações que serão transformados em indicadores, os quais serão utilizados pela rede de enfrentamento, para criação das propostas de políticas públicas de combate a violação dos direitos humanos.

O Arraiá do Chico 2019 foi uma realização da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde e contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa.