Jogador do Desportivo São Francisco do Conde Esporte Clube é negociado para jogar no time do Palmeiras

Adolescente começou a se destacar participando de competições amadoras

Cauã Souza Rocha, de 16 anos, foi escalado para fazer parte do atual time Sub-17 do Palmeiras. O garoto, que começou a jogar futebol aos 09 anos de idade, iniciou sua carreira no Desportivo São Francisco do Conde Esporte Clube. Seu talento foi descoberto pelo professor de Educação Física e técnico de futebol, Francisco de Assis Filho, enquanto treinava em uma escolinha de futebol, chamada “Força Jovem”, em Salvador, quando tinha 14 anos. “Sua elegância no trato com a bola me deixou muito impressionado”, disse o técnico.

Naquele momento, Assis, que atualmente é superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Esportes em São Francisco do Conde, resolveu conversar com os pais de Cauã, para que eles autorizassem o garoto fazer parte da escolinha de futebol dele, no município franciscano. Apesar de ser um projeto voluntário, a escolinha possui o apoio da Prefeitura Municipal, como uma parceira, oferecendo uma estrutura melhor para atender os jovens atletas.

O Desportivo São Francisco do Conde Esporte Clube, escolinha de “Chico”, como é chamado, fica localizada na Avenida Santa Rita, Nº 145, no Centro da cidade e conta com a participação de 110 garotos de base infantojuvenil, com idades de 11 a 18 anos.

Fundada em primeiro de maio de 2017, o objetivo da escola de futebol é dar aos jovens da cidade que se interessam pelo esporte, a oportunidade de ingressar em um time profissional; a proposta era a de que 90% dos alunos fossem atletas da cidade, regra que se matem até hoje. Inicialmente, as aulas eram realizadas em um campo de várzea, cedido por “Nego”, amigo de Francisco, dono do espaço “Arena Show”.

Com pouco tempo de fundado, o Desportivo já acumula algumas conquistas: foi vice-campeão em três competições, o Red Ball Cup pelo Sub-15, Copa Furacão Sub-15 e Copa Furacão Sub-20, todas no ano de 2018.

No Desportivo São Francisco do Conde Esporte Clube foi realizado um amplo trabalho em alguns setores da vida do atleta, como social, financeiro, técnico e tático, para aprimorar suas potencialidades, possibilitando evoluir profissionalmente e contribuir para o seu sucesso.

O garoto passou a disputar competições amadoras e a se destacar entre os outros jogadores, e, apostando em seu potencial, foi levado pela escolinha para participar de algumas “peneiras” nos principais clubes da capital. Sem sucesso até aquele momento, o técnico conversou muito para que o menino não desistisse do seu sonho, mas, logo em seguida, surgiu um convite para uma avaliação técnica no Bahia de Feira.

Na sua estreia no Campeonato Baiano Infantil, representando a cidade de São Francisco do Conde, Cauã disputou sete partidas como um dos artilheiros da competição e marcou seis gols no total. Participou também da 11ª Salvador Camp (torneio de futebol que envolve categorias de base de vários clubes do Brasil), patrocinado pelo Vitória (BA), Jacuipense (BA) e Atlético (PR), onde grandes clubes são convidados a participar para observar novos talentos do futebol.

Na história desse torneio, nenhum time baiano havia chegado a uma final e, dessa vez, o Bahia de Feira, que disputou como convidado, se destacou e Cauã foi eleito como o melhor jogador da competição. Depois de encerrada a disputa, três grandes clubes de fora do estado demonstraram interesse pelo atleta e alguns integrantes da comissão técnica foram até o professor Assis comunicar o interesse e dizer que providenciasse a documentação do jovem.

Sendo assim e com tudo resolvido, no último dia 26 de agosto, Cauã viajou para São Paulo e foi incorporado ao atual time Sub-17 do Palmeiras. O atleta diz que possui um carinho muito grande pela cidade de São Francisco do Conde, por ter sido recebido de braços abertos e ter lhe proporcionado essa oportunidade.

Cauã morava com a mãe, na cidade de Salvador, e ficava também na casa do pai. Tem irmãos e agora, ao se mudar para São Paulo, leva uma nova rotina de vida, já conciliando os estudos com os treinos e jogos do clube.

Outros craques do futebol já foram revelados em São Francisco do Conde

Não é a primeira vez que um talento do futebol é revelado em São Francisco do Conde. Além de Cauã Souza Rocha, outros jogadores que despontaram do município já fizeram muito sucesso lá fora, ganhando destaque no futebol nacional e até fora do país.

O atleta Edvaldo dos Santos, mais conhecido como “Baiaco”, ocupou a posição de meio-campista, e é considerado até hoje o maior frente de zaga do time tricolor Bahia. De São Francisco também surgiu o meio atacante Osmar dos Santos Machado – Osmar, que foi campeão brasileiro pelo Bahia, em 1988.

E, mais recentemente, o jogador Ligger Moreira Malaquias, de 31 anos, natural de Paramirim, bairro próximo da sede da cidade, compõe os times do Fortaleza Esporte Clube e Clube Atlético Bragantino, na posição de defensor.