Mutirão de Cirurgias teve 120 cadastrados no município

Através de uma parceria, visando à saúde da comunidade franciscana, a Prefeitura de São Francisco do Conde, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU e da Secretaria Estadual da Saúde – SESAB, bem como a gestão do município de Dias D’Ávila, realizaram o cadastro de pacientes para cirurgias eletivas, por meio de um Mutirão de Cirurgias de vesícula, histerectomia (retirada de útero e mioma), hérnia umbilical, hérnia epigástrica (acima do estômago e região) e hérnia inguinal (virilha), que acontecerá no Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana, em Dias D’Ávila.

A primeira etapa terminou na última terça-feira, dia 17 de abril, com o cadastro das pessoas que precisam do tratamento. Essa ação contou com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde e das equipes de Saúde da Família nos bairros da cidade, bem como dos profissionais da Média e Alta complexidade e do Credenciamento em São Francisco do Conde.

O processo de encaminhamento continua dentro da Secretaria da Saúde – SESAU, que está realizando a triagem junto com as equipes do Estado, no período de 23 a 25 de abril, para realização de exames como: Raio-X, ultrassom e ECO. Além disso, a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde e do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima, ofertou os exames laboratoriais necessários ao pré-operatório.

O objetivo é que as cirurgias comecem a acontecer a partir do dia 27 de abril. Os pacientes cadastrados que não puderem realizar a cirurgia no período do mutirão serão reencaminhados.