Nota Secretaria da Saúde

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria da Saúde, informa através de nota do Departamento de Vigilância Epidemiológica que, no dia 10 de janeiro de 2022, foi veiculada a informação de que o Laboratório Central da Bahia -LACEN realizou o sequenciamento genético em 96 amostras confirmadas de COVID-19, sendo 12 positivas para a nova variante ômicron, o que corresponde a 12,5%. Essas amostras vieram de seis municípios, incluindo São Francisco do Conde – BA.

Por meio de investigação epidemiológica, junto à Secretaria Estadual da Saúde – SESAB, obtivemos a informação que trata-se de uma paciente do sexo feminino e que a mesma reside em outro município da região e chegou à São Francisco do Conde para passar os festejos de final de ano com familiares. O exame da paciente foi coletado em São Francisco do Conde pela nossa rede de saúde, onde ela recebeu os primeiros cuidados. A paciente retornou ao município de origem dia 30/12/2021. As pessoas que tiveram contato com a paciente estão em isolamento e passam bem, sem necessidade de internamento.

Na última terça-feira (11), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu que a maioria dos casos confirmados da Covid-19 no Brasil, nos últimos dias, são de infecções provocadas pela variante Ômicron do coronavírus. Ainda segundo informações, a variante ômicron será responsável pela 3ª onda de casos da covid-19 no mundo, no Brasil e na Bahia.

A vacinação continua sendo o meio mais eficaz para evitar os casos graves da doença e os riscos de internação.
A Secretaria da Saúde pede à população de São Francisco do Conde que mantenha sua caderneta de vacinação atualizada e procure a sua Unidade de Saúde para se vacinar.

Skip to content