Novembro Azul: Secretaria da Saúde alerta para os cuidados com a saúde dos homens

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), está realizando durante todo o mês de novembro ações através das Unidades de Saúde da Família (USF), para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O Novembro Azul é um movimento mundial com o objetivo de conscientização sobre o câncer de próstata e alerta para os homens sobre o diagnóstico precoce. O Novembro Azul, atualmente, trata-se de uma campanha sobre os cuidados com a saúde integral do homem.

Ao longo do mês, uma programação variada levará mais conhecimento sobre a doença à população, através de Salas de Espera com temáticas referentes ao tema, além de ações itinerantes promovidas pelas Unidades de Saúde com distribuição de panfletos educativos e orientações para a saúde do homem.

Na última quinta-feira (19), equipes da Unidade de Saúde do Monte Recôncavo percorreram as principais ruas do bairro, conscientizando o público masculino sobre a importância de exames regulares e o diagnóstico precoce.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Um dado realmente alarmante.

Além dos exames preventivos, os profissionais da Saúde também reforçaram sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos regulares, bem como uma alimentação equilibrada que, além de evitar o câncer, garantem mais qualidade de vida.