Os Diálogos Pedagógicos Virtuais da Educação Infantil 2021 aconteceram nesta segunda (26) e terça-feira (27)

Os Diálogos Pedagógicos Virtuais da Educação Infantil aconteceram nos dias 26 e 27 de abril, de forma virtual, sendo transmitidos através do YouTube, pelo canal da Prefeitura. O tema escolhido pela Secretaria Municipal da Educação foi “Os desafios da Educação Infantil em tempos de pandemia: superação e inovação para ressignificar as aprendizagens a partir das interações e brincadeiras”.

O tema está diretamente relacionado ao atual contexto da pandemia, ocasionado pela Covid-19, a qual inviabilizou a presença física das crianças, dos professores e de suas famílias nas escolas, o que causa grande impacto no desenvolvimento das crianças, visto que as interações e brincadeiras são as molas propulsoras da/na Educação Infantil.

Durante dois dias, os profissionais da Rede Municipal de Educação, assim como os familiares dos estudantes puderam acompanhar apresentações culturais e palestras voltadas para a educação em tempos de pandemia, além de poderem participar através de comentários ou sugestões.

Durante o evento, aconteceram as palestras: “Projeto Crianças Hackers”, apresentada pela Doutora em Educação e Professora Karina Moreira Menezes; “Ensino Remoto na Educação Infantil”, apresentada pela Pedagoga e Professora Greice Weber Romero Costa e “Família e o Processo Educativo em Tempos de Pandemia”, apresentada pelo Psicopedagogo Clínico Adailton Angra. As palestras retrataram as dificuldades desse novo contexto e formas de se adaptar até que as aulas possam voltar presencialmente.

Os temas discutidos neste evento impactam diretamente no cotidiano escolar dos profissionais, das crianças e das famílias. Portanto, é a partir desse momento, seja ele no coletivo de toda rede ou no de cada unidade escolar, que são planejadas as diretrizes e metas a serem alcançadas para o ano letivo.

Para a secretária da Educação, Ana Lúcia Britto, esse “é um momento de relevância para o desenvolvimento do ano letivo, é um momento onde partilhamos ideias, aprendemos e ensinamos no coletivo, com o objetivo de promover o fortalecimento do processo educativo”, destacou.

Este evento compõe um momento importante para o desenvolvimento do ano letivo, é um marco histórico no contexto educacional do Município de São Francisco do Conde, pois é ele quem dá início ao ano letivo escolar, um momento para ampliar os conhecimentos, para pensar e rever concepções, o que é ainda mais importante no atual contexto em que a sociedade está vivendo, com a pandemia da Covid-19.

“Estamos iniciando os nossos trabalhos com a Educação Infantil em um momento difícil de pandemia, onde precisamos nos reinventar a todo tempo em um contexto bastante desafiador para as crianças, para os pais e para os educadores”, disse a secretária.

O objetivo de realizar os Diálogos Pedagógicos Virtuais, mesmo que a distância, foi permitir que houvesse entre os profissionais da educação e as famílias das crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, momentos de discussão e socialização de saberes a respeito de como irá se desenvolver o ano letivo de 2021.

A secretária da Educação afirma que é importante “firmar uma parceria baseada na confiança entre a escola e a família, estruturando a rotina escolar dos alunos para que os estudos continuem de forma satisfatória”.

“Nosso compromisso é honrar a confiança que as famílias e a comunidade depositam em todos nós, firmando uma sólida e verdadeira parceria, pautada no respeito e no diálogo em benefício da educação do nosso município”, concluiu.