Outubro Rosa: Núcleo Integrado de Cuidado à Pessoa e à Criança com Doença Falciforme Rilza Valentim tem programação especial neste mês

Em São Francisco do Conde, as ações de prevenção ao câncer, por meio do diagnóstico precoce, estão sendo intensificadas durante o mês de outubro, através da Campanha Outubro Rosa 2019.

Ao longo do mês serão realizadas atividades educativas, exames, orientações e outras ações, dando visibilidade à temática do câncer de mama, cujo diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

A orientação é que a mulher realize a autopalpação/observação das mamas sempre que se sentir confortável (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem nenhuma recomendação de técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. É necessário que a mulher seja estimulada a procurar esclarecimento médico sempre que perceber alguma alteração suspeita em suas mamas e a participar das ações de detecção precoce do câncer de mama.

Já a mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. A mamografia nessa faixa etária e a periodicidade bienal são rotinas adotadas na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseiam-se na evidência científica do benefício dessa estratégia na redução da mortalidade nesse grupo e no balanço favorável entre riscos e benefícios.

Em celebração ao dia 12 de outubro (Dia das Crianças), o Núcleo Integrado de Cuidado à Pessoa e à Criança com Doença Falciforme Rilza Valentim vai realizar uma atividade conjunta com os pais e as crianças em atendimento de pediatria na quinta-feira, 10 de outubro, durante os períodos da manhã e tarde.

Confira as ações do Núcleo Integrado de Cuidado à Pessoa e à Criança com Doença Falciforme Rilza Valentim, que fica na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz – Baixa Fria.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

DATAHORÁRIOEVENTOTEMA
08/10/1909hSala de EsperaCuidados na Alimentação;Prevenção CA Mama + Autoexame
10/10/1909hCelebração do Dia das CriançasPalestra com os PaisAtividades com as CriançasCA de Mama (Prevenção);Brincadeiras com as Crianças
29/10/1909hMesa Redonda com os Pacientes FalcêmicosDia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes
31/10/1910hAtividade com a EquipeSaúde MentalSíndrome de Bornout

O que é Síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.