Outubro Rosa: Unidade de Saúde do Caípe de Baixo fará Mutirão de Preventivo Ginecológicos e Exame Clínico das Mamas, nesta terça-feira (16)

A Secretaria da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, promove nesta terça-feira, dia 16 de outubro de 2018, um Mutirão de exames ginecológicos (preventivo) e exame clínico das mamas, na Unidade de Saúde da Família do Caípe de Baixo, que faz parte do Complexo de Saúde do Caípe.

A proposta é facilitar o acesso às mulheres que precisam fazer exames anualmente.

O preventivo é o principal exame ginecológico e toda mulher em idade reprodutiva precisa fazer, pois é a melhor forma de saber se anda tudo certo com a saúde da vagina.

O objetivo do teste é detectar alterações nas células do colo do útero que possam se transformar em câncer. Tais alterações costumam ser causadas pelo HPV (vírus do papiloma humano).

Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, não se deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame, nem mesmo com camisinha e, no mesmo período, não se deve usar duchas ou medicamentos vaginais. Além disso, o exame não pode ser feito durante a menstruação.

Já o exame físico das mamas, também chamado de exame clínico das mamas, deve ser realizado rotineiramente pelo médico durante a consulta em mulheres a partir de 25 anos, preferentemente na primeira semana após a menstruação.

O exame também pode ser realizado por outro profissional de saúde treinado (enfermeiro (a)), e tem fundamental importância para a detecção precoce do câncer de mama. Durante o exame, sinais como assimetria, abaulamentos, retrações, nódulos e outros aspectos incomuns devem ser cuidadosamente pesquisados.

Mutirão de Preventivo Ginecológicos e Exame Clínico das Mamas,

Data: terça-feira, 16 de outubro de 2018

Local: Unidade de Saúde da Família do Caípe de Baixo

Horário: a partir das 08h e até às 16h

 

Skip to content