PAS comemora 08 anos de criação

O Programa de Acolhimento Social – PAS, de São Francisco do Conde, completou 08 anos de atuação no município, no último dia 08 de maio de 2017, e quem ganhou o presente foram os beneficiários. Criado em 2009, como um dos maiores programas de complementação de renda do Brasil, hoje, o PAS beneficia cerca de 5.000 famílias, aproximadamente 20.000 pessoas. Pensando no conforto e comodidade para os usuários do programa, a Prefeitura entregou no dia 17 de novembro de 2016, a Casa dos Programas Sociais, a qual foi estruturada para abrigar o PAS – Programa de Acolhimento Social e o Programa Bolsa Família.

E, para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE realizará atividades para os beneficiários na Casa dos Programas Sociais, que fica localizada na Rua Barão de São Francisco, entre os dias 29 e 31 de maio, a partir das 09h.

Os 08 anos de existência do PAS evidenciam não só 08 anos de cuidado e acolhimento junto ao público de maior vulnerabilidade e risco social dentro do município, sua existência vem contribuindo para o crescimento socioeconômico de São Francisco do Conde e isso se torna explícito quando evidenciado o aumento no número de arranjos comerciais e de serviços implantados na cidade [farmácias, mercadinhos, casas de matérias de construção, etc]. Enquanto programa, o PAS tem como principal função reparar situações de atenção básica e proteção social pautada pelas desigualdades sociais, causadas principalmente pela falta de acesso e oportunidades”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloísio Oliveira.

Confira a programação:

Segunda – 29.05

– Serviços de estética: manicure; limpeza facial; maquiagem e cabeleireiro.

Terça – 30.05

– Serviços de Saúde Bucal;

– Serviço de Prevenção de Saúde;

– Medição de Glicemia;

– Aferição de Pressão Arterial;

– Prevenção de DST.

Quarta – 31.05

– Encontro com a rede em vista da integração.

PAS – Programa de complementação de renda para os franciscanos. Para ter acesso é necessário: ter idade a partir de 18 anos; possuir 05 anos no município comprovados através de conta de água, luz ou IPTU em nome do requerente; a renda per capta não pode ultrapassar meio salário mínimo per capita; se tiver filhos em idade escolar (devem estar frequentando regularmente a escola e com freqüência escolar mínima de 85%).

O PAS fica localizado na Casa dos Programas Sociais. O programa oferece ainda acompanhamento psicossocial e oportunidade de qualificação profissional, através de cursos promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE).