PAS discute o papel da família na educação dos filhos

PAS5

O Programa de Acolhimento Social – PAS de São Francisco do Conde promoveu na manhã desta terça-feira (25) a primeira edição de uma série de atividades socioeducativas nas escolas da rede municipal, com o tema “A importância da Família na Escola – Direitos e Deveres”.

Na ocasião, cerca de 150 pais, beneficiários do programa, lotaram o auditório do Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho – CEJAL e contaram com palestras de representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, do município e do Gerente de Atenção à Criança e ao Adolescente, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Adailton Agra.

“A família é uma unidade social que deve ter o papel de socializar as crianças por meio da educação e da transmissão da cultura. É na família que a criança tem o primeiro contato com o mundo. Portanto, o ambiente familiar tem que ser o mais saudável possível. É importante que se conscientizem que não adianta a escola cumprir seu papel e os pais não porque o primeiro aprendizado acontece dentro de casa”, destaca a psicóloga do CREAS, Gersivone Ferreira.

“Precisamos abraçar e acolher os nossos filhos porque se não fizermos isso o mundo lá fora faz. E em cada esquina as facilidades com as drogas estão cada vez maiores. Não podemos permitir que nossos filhos sejam acolhidos pelo tráfico. É preciso que vocês pais fiscalizem seus filhos e não transfiram a responsabilidade da educação deles para escola. A família é o principal responsável pelo desenvolvimento e educação das crianças e adolescentes”, enfatiza Adailton Agra.

O objetivo da coordenação pedagógica do PAS é continuar com essas palestras ao longo do ano letivo nas escolas da rede municipal.