Pesquisa sobre saúde da população de São Francisco do Conde vai ser apresentada na França

SESAU

Uma das 17 linhas de pesquisa dos projetos realizados no município de São Francisco do Conde em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), através do edital Pró Saúde, vai ser apresentado na França durante o 21º Congresso Europeu de Psiquiatria (21st European Congress of Psychiatry – EPA2013), nos dias 06 a 09 abril, na cidade de Nice.

O trabalho apresentando no congresso será a pesquisa do professor Carlito Sobrinho, cujo tema é “Proposta de Vigilância à Saúde para a Detecção de Distúrbios Psíquicos Menores e Hipertensão Arterial em São Francisco Do Conde”.

A pesquisa foi feita com 456 munícipies cadastrados no Programa de Saúde da Família (PSF), moradores dos bairros de São Bento, Nova São Francisco, Pitangueiras, Campinas, Baixa Fria, Monte Recôncavo, Paramirim (Coroado/Vencimento, Madruga), Socorro, Muribeca, Caípe de Baixo, Caípe de Cima, Santo Estevão, Engenho de Baixo (Ferrolho e ilhas do Paty e das Fontes).

De acordo com o professor Carlito, vai acontecer uma segunda etapa do estudo no município sanfranciscano, onde será avaliada a adesão dos pacientes aos tratamentos da hipertensão, além da preparação da equipe para uma ampliação do trabalho de prevenção da doença e minimização das sequelas, através dos PSFs. Os recursos para continuidade desse trabalho são da FAPESB e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Skip to content