Posse dos novos secretários da Saúde e de Acompanhamento da Gestão lotou o Gabinete na terça-feira (10)

posse sesau seag 2016 2

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde deu posse, nesta terça-feira, dia 10 de maio, aos novos secretários do Poder Executivo de São Francisco do Conde. Alberto Jorge Mattos (Beto Maria), que era secretário da Saúde, e assume a pasta da Secretaria Especial de Acompanhamento da Gestão (SEAG) enquanto que em seu lugar assumiu Marco Aurélio Bartolomeu dos Santos.

O evento foi no Gabinete do Prefeito Evandro Almeida, com a presença de autoridades, servidores municipais, principalmente da Saúde e da comunidade franciscana. O secretário Alberto Jorge Mattos pautou seu discurso em agradecimentos à equipe da Saúde e fez um balanço das ações ao longo de um ano e nove meses a frente da pasta.

posse sesau seag 2016 3

Entre as ações promovidas de 2014 a 2016, Mattos destacou: ampliação da cobertura na Atenção Básica em Saúde; entrega de quatro novas unidade de saúde nos bairros de Campinas, Santo Estevão, Fazenda Macaco e Socorro; implantação de uma nova equipe de saúde no Socorro; implantação do e-SUS; contratação de profissionais e médicos para o quadro da secretaria; seleção pública para implantação do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); implantação do laboratório municipal de saúde pública, na Baixa Fria, apontado por ele como uma das nossas grandes conquistas; plano de enfrentamento a tríplice epidemia (zika, dengue, chicungunya); contratação de agentes de endemias; inauguração do Centro de Apoio e Acompanhamento à Pessoa com Doença Falciforme; programa de tecnologia assistiva; ampliação de 20 leitos no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima; gestão plena da saúde, o que significa dizer que todo mundo que for atendido no hospital estará indo para a base de dados do Ministério da Saúde e, com isso, a cidade receberá mais recursos do Estado e do Ministério para novos investimentos, além de outros avanços e construção da policlínica municipal.

Quero desejar boa sorte ao meu amigo Marco Aurélio. Seja bem- vindo e conte com seu amigo aqui. Agradeço ao prefeito Evandro Almeida pela oportunidade”, ressaltou Beto Maria em sua fala.

Já o novo secretário da pasta da Saúde, Marco Aurélio Bartolomeu dos Santos, médico no município há cerca de cinco anos e diretor-médico do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima por mais de um ano, declarou que: “é com muito orgulho que aceito esse cargo e vamos dar continuidade a esse excelente trabalho que meu colega Beto Maria começou. Essa conquista da gestão plena vai ajudar o município, as inaugurações e o planejamento feito na secretaria têm que continuar. É importante para o município melhorar sua saúde, nós não podemos tratar a doença apenas, temos que prevenir. Vamos olhar com carinho a atenção básica e o hospital através da gestão hospitalar. A ideia é transformar a saúde no melhor que for possível”, declarou o novo secretário.

Quem também fez seu discurso cheio de agradecimentos e frisando a importância da qualidade e humanização do atendimento em saúde foi o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida: “nosso hospital se tornou regional, devido à qualidade de seu atendimento. Essa é uma verdade. Beto Maria fez um grande trabalho e agora estamos colhendo os frutos, como a gestão plena e outras conquistas. Marco Aurélio, você que está assumindo tem um compromisso com o povo dessa cidade de zelar por eles, assim como os profissionais da Saúde também. É preciso ter paciência com o povo que procura o hospital”, declarou. Para o prefeito, acolher bem é a palavra de ordem.