Prazo para declarar Imposto de Renda encerra nesta terça-feira (30)

IR2013

Encerra na terça-feira (30), o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2013. O imposto é uma contribuição cobrada às pessoas físicas e empresas (pessoas jurídicas). O Fisco espera receber mais de 26 milhões de declarações de todo o país.

Para declarar o que se ganha, tanto a pessoa física quanto a jurídica devem preencher um formulário que fica disponível no site da Receita Federal, através de um programa que precisa ser baixado, preenchido e em seguida encaminhado à própria Receita, por meio da internet.

O primeiro passo é colocar a papelada em ordem, separando os comprovantes de gastos que são dedutíveis no Imposto de Renda, como por exemplo: educação (escola, cursos), saúde (planos de saúde, gastos com consulta médica, odontológica, psicologia, etc), contribuições previdenciárias, doações a entidades, pagamentos de pensão-alimentícia, entre outros. Vale ressaltar que é preciso guardar todos os comprovantes destes gastos que, geralmente, são mensais.

Estão dispensadas da apresentação da Declaração as pessoas que constam como dependentes em Declaração apresentada por outra pessoa física, entre outros critérios que estão no site da Receita Federal.

Quem deixar para a última hora pode encontrar dificuldade na hora de enviar as informações por meio da internet, além do risco de preencher errado e cair na malha fina. Quem perder o prazo estará sujeito a uma multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

Skip to content