Prefeitos da Região Metropolitana de Salvador se reuniram em São Francisco do Conde e definiram sobre a reabertura do comércio

A partir desta sexta-feira, dia 24 de julho, os municípios de São Francisco do Conde, Pojuca e Madre de Deus, que possuem menos de 40 mil habitantes, passarão a ter seus comércios reabertos. A decisão ocorreu na quinta-feira (23) durante o 4º Encontro de Prefeitos da Região Metropolitana de Salvador, o qual foi sediado pelo município franciscano. Demais municípios que compõem a RMS, como Candeias, São Sebastião do Passé, Simões Filho, entre outros – cujo número de habitantes supera 40 mil – retomarão com suas atividades na segunda-feira (27), conforme medidas estabelecidas no Protocolo de Reabertura das Atividades Econômicas da Região.

A decisão da reabertura do comércio, que contempla os estabelecimentos comerciais e templos religiosos, está em conformidade com as decisões do Governo do Estado e tomou como base a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que deve estar abaixo de 75%, e seguirá com a exigência de que todos os protocolos de segurança continuem sendo cumpridos.

Encontro dos Prefeitos

A abertura do evento foi dirigida pelo coordenador estadual de Imunizações e Vigilância Epidemiológica de Doenças, Ramon Saavedra, o qual parabenizou os esforços das vigilâncias municipais na atualização dos dados e fez um panorama sobre a pandemia no estado.

Após a reunião, ocorrida a portas fechadas, foi oferecida uma coletiva de imprensa, em que os gestores explicaram sobre a coletividade das decisões.

Discutimos hoje aqui a reabertura do comércio e igrejas, mas o vírus ainda existe. Por isso, pedimos às pessoas que só saiam de casa se realmente for necessário“, destacou o anfitrião do encontro e prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida. “A vida dos nossos munícipes têm que ser preservadas em primeiro lugar“, complementou Breno Konrad, prefeito de São Sebastião do Passé.

Achamos que o comércio pode ajudar, na medida em que a gente abre com os protocolos, com as fases, dando a condição para o comércio abrir, mas ele também cumprindo a parte dele, que é de garantir as medidas preventivas”, relatou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho. “Estamos seguindo tudo que orienta a ciência para podermos abrir e seguir abertos. Os comerciantes precisam nos ajudar a manter as medidas de segurança“, frisou Elinaldo Araújo, prefeito de Camaçari.

Uma nova reunião ficou agendada para a próxima quinta-feira (30), momento em que os gestores irão avaliar as próximas estratégias a serem adotadas, com base nos números após a reabertura.

Componente da Mesa de Abertura

SÃO FRANCISCO DO CONDE: Evandro Almeida – prefeito e Eleuzina Falcão – secretária da Saúde

CAMAÇARI: Elinaldo Araújo – prefeito, Luiz Duplat – secretário de Saúde e Waldy Freitas – secretário de Desenvolvimento Econômico

DIAS D’ÁVILA: Jussara Márcia – prefeita, Caio Clécio Cardoso – secretário de Saúde, Gilmar Batista do Nascimento – secretário de Desenvolvimento Econômico e Jairo Filgueiras Jr. – chefe de Gabinete