Prefeitos das 06 cidades que integram o Consórcio Baía de Todos os Santos se reuniram para tratar da Policlínica

O prefeito Antônio Calmon, de São Francisco do Conde, recebeu e deu as boas-vindas aos gestores das cidades vizinhas, nesta quarta-feira, 07 de julho, durante o encontro entre os seis prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde Baía de Todos os Santos – responsável pela gestão da Policlínica Regional de Saúde de São Francisco do Conde, que também atenderá as cidades de Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara.

Os prefeitos e prefeitas se reuniram com Joana Angélica Molesini, coordenadora de Planejamento Regional Integrado da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, para tratar das obras da Policlínica.

A previsão de finalização da obra é em dezembro de 2021.

Participaram da Reunião: Antônio Calmon, prefeito de São Francisco do Conde; Pitágoras Ibiapina, de Candeias; representando o poder executivo de Madre de Deus, Dailton Filho; representando o poder executivo de Saubara, Márcia Mendes; a prefeita Alessandra Gomes, de Santo Amaro; e a gestora de São Sebastião do Passé, Nilza da Mata

Essa Policlínica, que está situada na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, bairro da Baixa Fria, é uma parceria com o Governo do Estado da Bahia e ofertará especialidades como: Cardiologista, gastroenterologista, pediatra, endocrinologista, otorrinolaringologia, nefrologista, mastologia, reumatologista, entre outros.

As Policlínicas Regionais de Saúde são construídas em locais estratégicos no interior do estado, possibilitam descentralizar a assistência, regionalizando o atendimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços perto de casa, sem precisar se deslocar longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento.

Para viabilizar as Policlínicas e o atendimento regional, foram criados os Consórcios Interfederativos de Saúde, que administram as unidades. Nesses Consórcios, municípios de uma mesma região se juntam para ratear os custos com a assistência, de acordo com a população de cada cidade.

Durante o encontro, o prefeito Pitágoras, de Candeias, foi reeleito por unanimidade, como presidente do Consórcio e Antônio Calmon, de São Francisco do Conde, foi eleito o vice-presidente, também com o voto de todos os gestores presentes.

“A Policlínica é um reforço na saúde da nossa região metropolitana, principalmente na área diagnóstica e preventiva. Teremos médicos, enfermeiros, farmacêutico, nutricionista, assistente social, ouvidor, entre outros profissionais, e essa clínica ficará situada aqui em São Francisco do Conde. Vamos juntos definir o perfil do atendimento médico da nossa população. Esse encontro é oportuno, pois com a chegada de novos prefeitos ao Consórcio, vamos poder organizar esse serviço com relação a demanda, transporte e muito mais”, explicou Pitágoras, durante o encontro. Na oportunidade, foi escolhido também o novo diretor executivo da Policlínica, Marcelo de Matos Sousa.

“Nós, eu e outros prefeitos aqui presentes, estamos chegando agora para integrar o projeto da Policlínica. Pitágoras já vinha como presidente e conhece as demandas da saúde da região por ser médico, acho justo que ele seja reconduzido ao cargo de presidente do Consórcio. Vamos transformar a realidade da saúde com maior oferta de serviços para essa região”, frisou Antônio Calmon.

Outro ponto de pauta dessa reunião foi a homologação do concurso para os profissionais da Policlínica Regional de Saúde de São Francisco do Conde.

Também participaram do encontro: O vice-prefeito, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe); o secretário de Saúde, Odilon Sposito; a secretária de Gabinete Grace Kelly Tanferi e a vice-prefeita de Candeias, Marivalda da Silva, entre outras autoridades.

“Esse encontro é muito importante para falar de saúde, segurança pública, infraestrutura e demais assuntos que precisamos avançar juntos. Pra mim essa é uma manhã muito produtiva e é um prazer poder estar perto dos nossos colegas gestores. Estamos lutando por questões em comum, como as estradas que ligam as nossas cidades. Me coloco a disposição”, salientou Nem do Caípe, durante o encontro.