Prefeitura discute enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

A Prefeitura promoveu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, um encontro entre a Coordenação da Proteção Social Básica e Especial, com o objetivo de tratar do enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes de São Francisco do Conde.

O encontro reuniu Conselho Tutelar e de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, juntamente com CRAS, CREAS e projeto Primeira Infância.

 As violências e os acidentes são as maiores causas das mortes de crianças, adolescentes e jovens de 1 a 19 anos, no Brasil. Entre essas chamadas causas externas, as agressões são as que mais matam crianças e adolescentes, a partir dos 10 anos.

A violência mais atendida nas unidades de saúde contra crianças e adolescentes de 0 a 13 anos é o estupro, que ocorre na própria casa da vítima em 58% dos casos. Entre aqueles com 10 a 19 anos, a violência sexual é igualmente a mais sofrida, na maioria contra as meninas. Os agressores são na maior parte os próprios pais, padrastos, familiares, namorados ou pessoas conhecidas das vítimas.

Dados nacionais e internacionais apontam para um aumento nos casos de violência durante a pandemia, tendo em vista que o isolamento social expõe adolescentes e crianças a situações de vulnerabilidade.

Informações: https://www.abrasco.org.br/site/noticias/posicionamentos-oficiais-abrasco/sobre-a-violencia-contra-criancas-adolescentes-e-jovens-brasileiros/40061/

https://jornal.usp.br/atualidades/casos-de-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-crescem-na-pandemia/

Skip to content