Prefeitura promove ações no ‘Julho das Pretas’

A Prefeitura de São Francisco do Conde está rendendo homenagens às mulheres do município no Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, 25 de julho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania.

A ação foi intitulada como ‘Julho das Pretas’.

Por meio dessa ação, a prefeitura vai promover uma roda de conversa com a temática: ‘Julho das Pretas’ e o lançamento da websérie ‘Vozes que Inspiram’, para debater e combater o racismo e machismo na sociedade e que as mulheres são as maiores vítimas, sobretudo, as negras.

Essas ações da Prefeitura visam contribuir com políticas públicas contra qualquer forma de discriminação.

A Roda de Conversa aconteceu nesta quarta-feira, 21 de julho, e reuniu mulheres negras de diversos segmentos da sociedade.

A compreensão das sucessivas discriminações que recaem sobre as mulheres negras, baseadas no racismo, sexismo e outras formas de opressão, é determinante para a busca de soluções que impeçam a continuidade das exclusões que impossibilitam ou limitam direitos econômicos, empoderamento econômico e trabalho decente para as mulheres negras.

25 de Julho – Dia das Mulheres Negras é data de mobilização desde 1992, quando da realização do 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, que também estabeleceu a criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas, Afro-caribenhas e da Diáspora.

O Dia Internacional da Mulher da Afro-latino-americana, Afro-caribenha e da Diáspora tem como finalidade promover e fortalecer a ação política das mulheres negras da região junto ao poder público por ações concretas para a eliminação do racismo e do sexismo.

No Brasil, o 25 de julho é parte do calendário oficial desde 2014 por meio da Lei nº 12.987/2014.