Prefeitura promoveu evento de Conscientização do Autismo

A Prefeitura, através da Secretaria da Educação – SEDUC, por meio do Programa de Atenção, Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores – Proap, realizou na manhã da última segunda-feira, dia 04, um evento em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

O evento aconteceu no auditório da SEDUC e contou com a participação de autoridades do executivo e legislativo, que puderam entender melhor os aspectos que envolvem o Transtorno do Espectro Autista – TEA, permitindo assim, que eles possam conhecer melhor e contribuir de forma mais efetiva com o desenvolvimento de projetos e leis voltadas para essa causa.

Além das autoridades, estiveram presentes mãe e pais de crianças autistas, que são acompanhadas pelo Proap, assim como um representante do Conselho Municipal de Educação.

O objetivo do evento foi dar visibilidade ao Programa, apresentar de que forma ele é estruturado, quais são suas necessidades e perspectivas para o futuro, para que assim possam, em um trabalho conjunto entre poder público e comunidade, buscar melhorias para essas pessoas, através da inclusão, do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e contínuo.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que impacta em uma série de condições e características específicas, que comprometem em algum grau o comportamento social, a linguagem, a comunicação, dentre vários outros aspectos.

Sendo um município pioneiro na criação de um projeto como esse, é um dos mais completos do país para o tratamento do transtorno do espectro autista e distúrbios de aprendizagem, a intenção é ampliar ainda mais este serviço em São Francisco do Conde, com a implementação de um Centro para Autistas.