Prefeitura realizou Semana de Acolhimento com os novos servidores convocados pelo REDA – SEDUC/SEJUV

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC e da Secretaria de Esportes e Juventude – SEJUV, realizou de 26 a 30 de setembro, o acolhimento dos novos profissionais aptos convocados no PSS-REDA SEDUC/SEJUV n° 003/2022.

Os novos profissionais contratados farão parte do quadro de funcionários que suprirão as necessidades da Secretaria da Educação, bem como da Secretaria de Esportes e Juventude, atuando dentro das escolas, nos transportes escolares e no fomento ao esporte, arte e cultura no município.

Dentre os profissionais contratos para a Secretaria da Educação estão: professores de educação infantil, professores de ensino fundamental, intérprete de libras, ergonomista, auxiliares administrativos, office boy, técnico de segurança do trabalho, monitores de ônibus, motoristas, agentes de inclusão escolar, além de profissionais para compor o quadro do Programa de Atenção, Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores – PROAP, que faz parte da SEDUC e é voltado para o acompanhamento e desenvolvimento de estudantes com dificuldades de aprendizagem, são eles: pedagogos, psicopedagogos, assistente social, psicólogos, arteterapeutas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas e neuropsicólogo.

Para o esporte: Professores de iniciação esportiva e de esportes: handebol, voleibol, atletismo, dentre outros. Professores de artes, teatro, monitores de arte e cultura, dança, técnico em artes marciais, técnico em informática, office boy, fisioterapeuta e nutricionista.

O propósito dessa formação é preparar os novos profissionais para exercer a função designada, dessa forma, houve a divisão por grupos, onde foram destacados as principais tarefas e desafios que serão encontrados no exercício de cada função, além da oferta de cursos preparatórios, a exemplo do Curso de Primeiros Socorros voltado para os Monitores de Ônibus, que foi ministrado pela equipe do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

No setor público, a gestão de pessoas geralmente não conta com o suporte de um profissional focado no público interno. É inédito essa formação que está sendo feita agora no município”, destacou o pedagogo e assistente social, Anailton dos Anjos – um dos palestrantes que participou da formação, e possui especialização em gestão de pessoas, orientação profissional, mestre em desenvolvimento humano, consultor de carreiras, analista comportamental, perito social na terceira vara da violência contra a mulher em Salvador, professor de ensino superior e técnico da Escola de Governo do município franciscano.

A Semana de Acolhimento, sobretudo, capacita os profissionais que serão responsáveis por colaborar com o bom funcionamento da gestão e, consequentemente, com o desenvolvimento do município. Trata-se de um investimento da gestão municipal na valorização dos seus servidores, buscando melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados à população.

Esse treinamento que está sendo feito aqui é muito importante, o olhar que a gestão pública está tendo para ofertar esse tipo de palestra e preparar o funcionário para a função que será exercida é fundamental, geralmente costumamos ver isso dentro do setor privado”, ressaltou Ruzemberg Raimundo, um dos participantes do acolhimento.