Projeto “Hora Ambiental” homenageia Chico Mendes e a Floresta Amazônica

SEMA

Cerca de 200 alunos do Instituto Municipal Luiz Viana Neto, professores, coordenadores pedagógicos e diretores, participaram na manhã da última segunda-feira, 15 de abril, da palestra realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), cujo tema central foi: Chico Mendes e a Floresta. A apresentação fez parte das atividades do projeto “Hora Ambiental”, que estará sendo desenvolvido pela SEMA durante todo o mês de abril.

Entre as abordagens estiveram as Potencialidades da Floresta Amazônica; os Principais Problemas que a Floresta Enfrenta; Retrospectiva Histórica da Luta de Chico Mendes; inclusão do tema: Manguezal nossa Floresta de Beira-Mar, com abordagem sobre Estrutura e Importância dos Manguezais de Forma Global e Degradações dos Manguezais do Município.

O ‘Hora Ambiental’ surgiu a partir da compreensão de que a educação ambiental deve tratar as questões globais críticas, suas causas e interrelações, numa perspectiva sistêmica, em seu contexto social e histórico. Também trabalharemos assuntos relacionados à saúde, paz, direitos humanos, democracia, fome, degradação do solo, flora, fauna, entre outros”, explica a gerente de Educação Ambiental da SEMA, Angélica Paixão.

Também participaram da palestra o vice-prefeito Evandro Almeida, o vereador Messias Antônio e o assessor da vereadora Arlete Medeiros, o Sr. Júlio Lira. As outras atividades acontecerão no decorrer do mês de abril, de forma itinerante, sendo que os próximos contemplados serão os alunos do Centro de Aperfeiçoamento do Saber (CEAS). Os eventos contam com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC).

Vale salientar que o “Hora Ambiental” teria como palestrante a Sra. Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, no entanto, devido a problemas de ordem pessoal, a mesma precisou cancelar a agenda em São Francisco do Conde, e outros municípios baianos, e retornou ao Acre.