Projeto ‘Tem Criança no Samba’ reuniu sambadores e sambadeiras mirins, no mercado cultural

Na manhã desta quinta-feira, 31 de março, aconteceu o lançamento do Projeto Tem Criança no Samba. A Prefeitura de São Francisco do Conde é parceira e apoia o projeto. O evento aconteceu no Mercado Cultural e contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Robert Alexandre e também da secretária da Educação Ana Lúcia Brito de Santana.

Mílton Primo, professor na Associação Cultural Zé de Lelinha, músico, compositor e, atualmente, à frente do projeto “Tem Criança no Samba”, falou sobre o projeto e a importância  para as crianças: “O projeto tem dois pilares: o primeiro é a salvaguarda do samba de roda, através do toque ancestrais da Viola Machete e o segundo pilar é a formação de um grupo formado por crianças, um grupo de samba chula. O público-alvo são as crianças e as aulas de toque de viola acontecem, simultaneamente. É importante falar que vão começar as inscrições para o projeto”, salientou.

O professor Adson de Sant’Ana, relatou como é interessante ver a movimentação das crianças e o interesse delas no projeto: “O projeto vem com o propósito de uma jornada de continuidade da transmissão do saber, do toque da viola, do repertório ancestral, e sempre termos a preocupação de manter esse legado alinhado a isso, e assim salvaguardar a história”.

Já o sambador mirim, Ítalo Santos, de 13 anos, contou um pouco da sua experiência no projeto: “Eu aprendo muita coisa no projeto, principalmente a tocar a viola, aprendi também sobre a cultura do samba. A gente não pode deixar isso morrer, porque contamos a história dos nossos ancestrais. Esse projeto é muito bom para mim! Precisamos cultivar a semente que nossos antepassados nos deixaram”, ressaltou Ítalo.

O PROJETO TEM CRIANÇA NO SAMBA tem como objetivo transmitir saberes tradicionais da cultura popular, como o samba de roda e repertório ancestral da tradicional viola machete, instrumento tradicional utilizado em uma das vertentes do samba de roda, conhecida como Samba Chula.

O PROJETO TEM CRIANÇA NO SAMBA tem o patrocínio do Instituto Neoenergia, Neoenergia Coelba e do Governo do Estado, através do Faz Cultura, Secretaria da Cultura e Secretaria da Fazenda.

Skip to content