Retrospectiva 2019: Confira o balanço das principais ações da SEGOV, SEFAZ, SEPLAN e SEPROJE

SEGOV – Ao longo do ano de 2019, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV), realizou inúmeras ações voltadas para o progresso do município e interesse social, a exemplo do seminário que discutiu com representantes do poder público e da sociedade civil sobre os “Desinvestimentos da Petrobras na Bahia: Desafios e Perspectivas para a Região Metropolitana”.

Para além dessa ação, e prezando pela igualdade racial, a SEGOV também realizou, no mês de novembro, uma Sessão Solene em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que teve como tema: “Quebrando Paradigmas”. Na oportunidade, à UNILAB, em reconhecimento ao seu importante papel na luta contra o racismo e a discriminação, recebeu uma merecida homenagem com uma placa e a honraria “Medalha Professora Tânia Nascimento”, instituída sob a lei nº 257/2012.

SEFAZ – Assim como as demais secretarias municipais que compõem a gestão Evandro Almeida, o comprometimento com o povo franciscano e a transparência das informações representa um fator crucial para o desenvolvimento do trabalho público. E, nessa perspectiva, a Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento (SEFAZ) cumpriu o seu papel com os cidadãos franciscanos e com as leis que regem este país, ao realizar Audiências Públicas Quadrimestrais para a apresentação do Relatório Fiscal e do Relatório de Execução Orçamentária.

No ensejo das ações, a SEFAZ também realizou no ano de 2019, o Recadastramento Imobiliário do município, tendo como viés a atualização dos cadastros existentes para que a Prefeitura possa oferecer ainda mais subsídios, para melhor planejar os serviços urbanos e de infraestrutura.

SEPLAN – A Secretaria Municipal de Planejamento é a responsável pelo planejamento estratégico da Prefeitura, isso significa se tratar de um importante pilar de sustentação, formulação e implantação democrática das políticas públicas voltadas para a promoção do desenvolvimento sustentável do município. Partindo dessas diretrizes, o trabalho desenvolvido pela SEPLAN despertou o interesse de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador – UNIFACS, que vieram ao município com o intuito de coletar informações para a produção de trabalho acadêmico. O encontro, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, também pautou o Plano de Desenvolvimento Municipal – PDDM.

SEPROJE – Assim como nas demais pastas, nesta, a promessa também foi cumprida! Por intermédio da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos (SEPROJE) – pasta responsável pela captação de recursos para a realização de obras e melhorias que beneficiam a população, o prefeito Evandro Almeida iniciou o ano de 2019 com mais uma importante parceria. Isto porque foi assinado entre a gestão municipal e a Caixa Econômica Federal, dois convênios de grande importância para São Francisco do Conde: O primeiro deles irá assegurar recursos estimados em 600 mil reais para a construção de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); e o segundo, na ordem de R$ 2 milhões, garantirá a pavimentação de ruasde localidades de São Francisco do Conde, a exemplo de ruas no bairro do Monte Recôncavo e da sede (Rua da Creche – Gurugé e Complexo Rilza Valentim). Ambos os convênios são recursos dos Fundos Perdidos, oriundos do Governo Federal, captados pela SEPROJE rumo à transformação da cidade e a qualidade de vida dos franciscanos.