Reunião definiu estratégias e orientou profissionais sobre o Covid 19 (Coronavírus) e a Campanha de Vacinação contra a Influenza

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através do Departamento de Atenção Básica (DAB), e em parceria com a Vigilância Epidemiológica, reuniram na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Escola Arlete Magalhães (CEJAL), profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família – USF (Enfermeiros, Técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde – ACS), visando falar sobre a estratégia do Ministério da Saúde, com a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, bem como esclarecer dúvidas e orientar as equipes sobre os protocolos que estão sendo adotados em relação ao Covid 19 (Coronavírus), em toda a rede de saúde do município.

Durante o encontro, os profissionais foram informados que, para a Campanha de Vacinação contra Influenza desse ano, o Ministério da Saúde adotou uma modificação na ordem para a vacinação de cada público alvo. Levando em consideração o atual cenário mundial com a pandemia de coronavírus, inicialmente, a Campanha irá vacinar os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

Essa decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao Covid 19 (Coronavírus), precisem fazer deslocamentos no período esperado de provável maior circulação do vírus, no país.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde emitiram recomendações para evitar a disseminação da doença. As orientações deverão ser adaptadas pelos gestores estaduais e municipais, de acordo com a realidade local.

As medidas gerais válidas incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde. Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

É importante frisar, que até o momento, todos os casos no estado foram importados e são conhecidos, ou seja, as pessoas estiveram em outros países, onde contraíram o vírus ou tiveram contato com viajantes. Aproveitando esse momento, onde o vírus não está em grande circulação na Bahia, a gestão municipal reuniu essa equipe para passar orientações de como se proteger e como proteger outras pessoas.

Os profissionais receberam orientação para em casos de pacientes que buscarem atendimento com sintomas de resfriado, fazer uma triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento e, consequentemente, a possibilidade de transmissão dentro das unidades de saúde.

Sobre a vacinação contra influenza, o diretor de Atenção Básica em Saúde frisou que a campanha começa na próxima segunda-feira (23).

“Quando atingimos um número alto de pessoas vacinadas estamos melhorando a imunidade da população para outras doenças tidas como síndrome respiratória. Vacinamos, prioritariamente, os idosos e profissionais que estão na linha de frente da saúde e continuamos vacinando contra o sarampo.” explicou o diretor de Atenção Básica, José Raimundo Nogueira.