Reunião entre pescadores e marisqueiras em Madre de Deus debateu sobre problemas que estão afetando a produção do pescado na Baía-de-Todos-os-Santos

Na última sexta-feira, 15 de março, representantes de associações e colônias de pescadores e marisqueiras do Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador (RMS) se reuniram no município de Madre de Deus para discutir sobre os problemas que vêm afetando a produção do pescado na Baía-de-Todos-os-Santos. Os membros da ação alegam que as atividades praticadas pela Petrobras são as principais causas para o afastamento e diminuição dos animais marinhos.

Durante o debate acalorado, um dos representantes citou que “a biodiversidade está sendo impactada pelas sondas e demais objetos da construção e viabilidade das ações da Petrobras”. Disse ainda que, “se a classe não tiver o apoio dos governantes será muito difícil buscar formas de minimizar os impactos para os pescadores da região”.

O encontro foi finalizado pela formalização de propostas imediatas que devem ser encaminhadas a empresa petrolífera. Entre as reivindicações estão: doação e regularização de embarcações pesqueiras junto à Capitania dos Portos; manutenção de motores; curso aquaviário POP para pescadores e marisqueiras; aquisição de material de salvatagem das embarcações e materiais de pesca; compensação financeira aos profissionais durante o período em que durar o lançamento dos dutos; Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); assistência médica para os filhos de pescadores e marisqueiras; ressarcimento de apetrechos de pesca quando forem danificados, entre outros.

Vale ressaltar que o poder público municipal de São Francisco do Conde foi o único a participar do evento, por meio de representantes da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEAP) e da Assessoria Geral de Comunicação (AGECOM). A próxima reunião está agendada para o dia 26 de março.

Representantes das associações e colônias participantes do encontro.

Skip to content