São Francisco do Conde firma consórcio com Madre, Candeias e São Sebastião do Passé

consorcio somar 5

O prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, juntamente com os de Candeias – Sargento Francisco, Madre de Deus – Jéferson Andrade e São Sebastião do Passé – Janser Mesquita, participou na quinta-feira, dia 28, da primeira Assembléia de Constituição e Formação do Consórcio Somar – Sociedade Organizada para o Município Avançar, no prédio da Caixa Econômica Federal, em Salvador – no bairro do Stiep. Estiveram presentes a mesa de abertura da Assembléia: Mario Sérgio Batista – gerente de filial da área de Governo da Caixa; representando a Superintendência Regional da Caixa Econômica, o gerente regional – Anselmo Cunha e Marcos Vinicius, gerente nacional da área de estratégia de Governo.

É um prazer muito grande pra gente da Caixa Econômica sediar este evento tão importante que fala sobre consórcio e parceria público-privada. A Caixa, inclusive, tem sido uma parceira muito estratégica dos governos Federal, estaduais e municipais, e a gente já tem na Bahia experiências muito positivas em relação a consórcios. Diante das dificuldades que alguns municípios tinham na elaboração de projetos e contratos, em repasses de recursos da União, a gente criou a figura de representante Caixa, que é um empregado da Caixa que faz a interlocução Prefeitura – Caixa. Ele está dentro das prefeituras e da Caixa e temos percebido que depois da criação desse representante temos conseguido avançar muito na execução, na celebridade dos processos de saneamento, infraestrutura e temos recebido dos prefeitos muitos feedbacks positivos”, declarou o gerente regional – Anselmo Cunha.

Nesta tarde a Caixa tem o prazer de ser a anfitriã da primeira Assembléia de Constituição e Formação do Consórcio SOMAR. O consorciamento é a tendência para resolver os problemas comuns das cidades brasileiras. Então, o Consórcio Público é uma inovação do federalismo brasileiro e vem pra ficar. Quero parabenizá-los por esse desprendimento e que possam servir de exemplo para outros municípios que estão enxergando os problemas acontecerem e que não conseguem sentar para formar um pacto político”, disse Marcos Vinicius, gerente nacional de Consórcios da Caixa.

consorcio somar 4O Consórcio surgiu após uma iniciativa do prefeito Evandro Almeida que reuniu os demais prefeitos do Somar e sugeriu a criação do referido consórcio para que juntos pudessem buscar fortalecer os municípios frente às dificuldades que por vezes encontram para financiamento das ações públicas. O primeiro plano de ação do Somar será um Plano Regional de Saneamento Básico para os quatro municípios. Além disso, outras duas prioridades emergências são segurança pública e transporte.

Durante a Assembléia, também foram escolhidos o presidente e vice-presidente do Consórcio Somar. Eleito por unanimidade, o prefeito Evandro Almeida é o primeiro presidente, tendo como vice o prefeito de Candeias, Sargento Francisco. “É uma grande responsabilidade estar como presidente do Consórcio. Farei tudo que puder porque desde 1989, quando cheguei a São Francisco, que eu luto pela criação desse consórcio. Então, darei tudo de mim para que consigamos trazer tudo de melhor para nossos municípios. Nosso primeiro passo será resolver o problema de saneamento básico. Temos muitas obras inviabilizadas por conta desse problema de água. Nós ficamos reféns da Embasa e hoje com a criação do nosso consórcio são cerca de 250 mil habitantes nessas quatro cidades que vão ser beneficiadas”, enfatizou o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida.

É uma grata satisfação estar fazendo parte agora como vice-presidente do Consórcio e aí aproveito para agradecer a generosidade dos meus colegas. É um marco muito importante para o município de Candeias e também para os demais municípios porque com a criação desse consórcio certamente os quatro terão mais força. Tanto a força política como a força de pressão no sentido de buscar recursos para que sejam executadas grandes obras dentro desses municípios. No primeiro passo estamos engajados na questão de saneamento básico, que é algo que atinge os quatro municípios. Nosso trabalho irá se intensificar para fazer com que o Somar seja um consórcio forte da região metropolitana”, declarou o prefeito de Candeias – Sargento Francisco.

A sede do Consórcio SOMAR será na Rua Alceu Amoroso Lima, 470, em Salvador.