São Francisco do Conde iniciou vacinação contra influenza

Em meio à pandemia do coronavírus, e com parte da atenção voltada à imunização contra COVID-19, A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Vírus Influenza começou no dia 12 de abril, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A meta da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, juntamente com o Ministério da Saúde, é imunizar as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários até o dia 09 de julho.

De forma a preparar para essa nova ação, a coordenação da Atenção Básica convocou os profissionais da saúde, que compõem a linha de frente de vacinação no município, para trabalharem simultaneamente as duas imunizações em públicos-alvo diferentes.

O diretor da Atenção Básica em Saúde do município, José Raimundo Nogueira, alerta que “é imprescindível que quem foi vacinado contra o coronavírus busque respeitar o intervalo mínimo de 14 dias, para depois se vacinar contra o vírus influenza”.

No mesmo sentido, o coordenador da Vigilância em Saúde, Reinaldo Xavier, enfatiza que essa é a vigésima terceira campanha nacional de vacinação contra a Influenza. Porém, com o cenário da COVID-19, a vacinação sofreu algumas modificações, logo, os profissionais da saúde tem o dever de orientar cada cidadão franciscano.

O calendário da campanha está composto por três etapas:

Primeira etapa – (12/04 a 10/05): os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade ( 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mães com até 45 dias de pós-parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde.

Segunda etapa – (11/05 a 08/06): os grupos prioritários são idosos com 60 anos ou mais e professores.

Terceira etapa – (09/06 a 09/07): os grupos prioritários são pessoas com deficiência permanente, comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos, rodoviários, passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Skip to content