São Francisco do Conde integra Câmara e o Coletivo Territorial da baía de Todos-os-Santos – CTBTS

A Prefeitura de São Francisco do Conde garantiu a permanência do município, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT, na Câmara da baía de Todos-os-Santos, sendo o município franciscano eleito por 14 votos e tendo presentes 16 cidades que compõe o Coletivo Territorial da baía de Todos-os-Santos – CTBTS.

Na ocasião, o secretário da pasta, Robert Alexandre, representou o município e garantiu a permanência de São Francisco do Conde na direção do CTBTS.

O encontro aconteceu na sexta-feira, 07 de maio, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que sediou o II Encontro de Secretários de Turismo da Baía de Todos- os- Santos.

O secretário, Robert Alexandre, afirmou o compromisso da gestão com o desenvolvimento e a potencialização do turismo na cidade. Durante o evento, se candidataram 10 cidades e foram eleitas: São Francisco do Conde, Maragogipe e Jaguaribe, com a maioria dos votos, a cidade de Cachoeira ficou na suplência.

Esse encontro teve por finalidade a eleição da nova Diretoria e, na oportunidade, os enfoques foram direcionados às ações que deverão ser alavancadas em prol da retomada do turismo náutico e cultural em toda essa área.

A eleição busca uma Diretoria não apenas sintonizada com esses propósitos, mas, acima de tudo, engajada na relação de desenvolvimento que tem, como pano de fundo, a geração de emprego e renda, de importância fundamental para minimizar todo um déficit que se agravou, principalmente, em razão das paralisações pela pandemia do coronavírus na Bahia.

As ações planejadas são debatidas na Câmara, para que, a partir daí, sejam colocadas em prática nos municípios que integram a Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos. Essa é a primeira vez que uma câmara técnica consegue reunir 99% dos seus municípios num encontro. “Apenas Salvador, destino indutor, não compareceu”, pontuou Moysés Cafezeiro, presidente da CTBTS, entidade responsável pela organização do evento.

Secretários de Turismo e outras representatividades dos municípios participantes da CTBTS que participaram do encontro: ARATUÍPE (Felipe Chaves Brito Santos e Jansen Duarte da Luz); CACHOEIRA (Carlos Eduardo dos Reis Moraes e Maurício Bastos); CANDEIAS (Carlos Alberto dos Santos Júnior e Valério Torres dos Reis Medeiros); ITAPARICA (Joviniano José Veloso Barretto e Mirela Maria Medeiros Fraga); JAGUARIPE (Carlos Alberto Andrade Silveira e Lorena Viegas Rodrigues); MUNIZ FERREIRA (Yuri Soledade e Lucas Sales); MARAGOJIPE (Francisco Gomes da Silva Filho e Paulo Cézar Fernandes dos Santos); MURITIBA ( Luciano da Cunha dos Santos e Lucimeire da Cunha dos Santos);

Também participando: NAZARÉ DAS FARINHAS (Denilson Bispo dos Santos “Magary Brother-foto – e Andreia Cristina Santos de Souza); SAUBARA (João Gonzaga de Jesus e Ageu Áquila dos Santos Machado); SÃO FÉLIX (Elias Pereira de Oliveira Filho e Adriano Silva Rivera); SÃO FRANCISCO DO CONDE (Robert Alexandre dos Santos Alves e Honorina do Rosário); SANTO AMARO (Moysés Santos Neto e Lorena Lima dos Santos); SIMÕES FILHO (Josué Nascimento Santos Júnior e Elimário Santos Silva); MADRE DE DEUS (Victor Alerrandro Lino de Souza Dias e Gilmar Lopes da Silva Júnior); SALINAS DA MARGARIDA (Jorge Teixeira “Terrinha” e Joel Conceição).