São Francisco do Conde marcou presença na 1° Olimpíada Feminina de Matemática do Estado da Bahia

Estudantes do 6°, 7° e 9° ano do Centro Educacional Claudionor Batista (CECBA), localizado no Monte Recôncavo em São Francisco do Conde, fizeram parte do grupo de premiadas da OFMEBA, a 1° Olimpíada Feminina de Matemática do Estado da Bahia, promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), organizada pelo Campus Salvador.

Devido ao momento de pandemia, todas as etapas da olimpíada aconteceram online, com a aplicação das provas nos dias 28 e 29 de agosto. O resultado trouxe boas notícias para o município, com quatro alunas medalhistas, sendo elas:

Emily Rakely Santana dos Santos (6° ano), que ganhou a medalha de cristal, Monique Kevelly Jesus dos Santos (9° ano), também com a medalha de cristal, Andressa Martinelli Copque (6° ano), que conquistou a medalha de bronze, e Mariana dos Santos do Carmo (7° ano), trazendo a medalha de prata.

A Cerimônia de Premiação também será online, sendo transmitida por meio do Canal do YouTube do IFBA Campus Salvador, e acontece no próximo domingo, dia 19 de setembro, às 14h.

As meninas foram acompanhadas durante todo processo por Leila Bispo e Thiago Oliveira, ambos professores de matemática da Rede Municipal. “Eu como professora de matemática do CECBA, após enxergar nos estudantes habilidades peculiares, indagações pertinentes e força de vontade, resolvi iniciar o ano letivo com uma oficina de raciocínio lógico, entendendo que é a oportunidade de interligar o estudo da matemática com o cotidiano, para que esses estudantes encarem de forma natural a disciplina e a partir daí construam o próprio conhecimento de forma humanizada”, contou a professora Leila Bispo.

O processo de preparação para as meninas inicialmente foi para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), onde a equipe também obteve resultados satisfatórios, e logo em seguida, surgiu a oportunidade da OFMEBA.

As aulas de reforço aconteciam três vezes na semana, em horário oposto ao turno dos estudantes, nessas aulas eram trabalhados conteúdos e resoluções de provas de olimpíadas anteriores, tudo contando com a ajuda e participação da gestora escolar, Tatiana Nova, e da coordenadora Gisélia Monteiro, além das contribuições do Professor de Matemática Thiago Oliveira.

Essa foi a primeira olimpíada feminina estadual de matemática do Brasil e foi idealizada com o objetivo de motivar a participação de meninas e mulheres nas mais diversas olimpíadas de conhecimento, assim como incentivar as meninas baianas a participarem das demais competições científicas, aumentando a representatividade feminina entre os premiados, já que atualmente o número de meninas na lista de premiados é bem menor do que o de meninos, o que está diretamente relacionado à falta de participação delas nesses eventos.

“Participar deste processo foi algo que marcou a história, principalmente por ser a 1ª Olimpíada Feminina de Matemática do Estado, essas meninas, alunas medalhistas da escola CECBA, mostraram a importância da representatividade. Isso elas fizeram muito bem, levaram não apenas as medalhas individuais, e sim a Escola Municipal Pública, o Município de São Francisco do Conde, e o mais precioso, que foi dar voz a várias meninas encurraladas”, destacou a professora Leila.