São Francisco do Conde realizou Audiência Pública sobre câncer e doença falciforme

Para provar que o câncer tem cura e que pessoas portadoras de doença falciforme podem levar uma vida saudável, a Secretaria da Saúde de São Francisco do Conde (SESAU) realizou em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) uma Audiência Pública para tratar de assuntos relacionados a essas doenças. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, na tarde desta quarta-feira (21), e foi uma iniciativa da vereadora Arlete Medeiros.

“Em 2011 uma grande amiga descobriu que estava com câncer. Acompanhei todo o tratamento, do diagnóstico à cura. Depois que me tornei vereadora vi a possibilidade de ajudar pessoas com câncer e anemia falciforme, principalmente, levando a elas esclarecimentos sobre essas enfermidades. Essa Audiência Pública já é o primeiro passo”, afirmou a mentora Arlete Medeiros.

O tema central foi “Para se prevenir é preciso ter conhecimento”, e, a partir do mesmo, foram dialogadas a prevenção, minimização dos sintomas, causas, efeitos, tratamentos, entre outros assuntos relacionados a essas doenças.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, entre elas: a prefeita, Rilza Valentim, o vice-prefeito, Evandro Almeida, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, a secretária da Saúde do município, Telma da Conceição Silva, vereadores, secretários municipais e assessores especiais.

“Nós, enquanto gestores municipais, temos a obrigação de apoiar iniciativas como essa. Fico feliz por estar vendo o interesse das pessoas para com esses temas. Isso é fundamental, até para ajudarmos algum parente, amigo ou conhecido acometido por câncer ou anemia falciforme. Esse é o primeiro ano do evento, mas, com fé em Deus, faremos muitos outros”, relatou a prefeita.

Palestras, exibições de vídeos, perguntas, respostas e depoimentos ao vivo, foram alguns componentes da Audiência Pública, que começou às 14 horas e terminou por volta das 20 horas.