São Francisco do Conde segue com a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

O município de São Francisco do Conde segue na luta contra o sarampo e a poliomielite, visando afastar qualquer risco dessas doenças. Para isso, estratégias estão sendo montadas para que a imunização chegue a no mínimo 95% das crianças, na faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde (de um ano de vida a quatro anos, 11 meses e 29 dias).

Uma das estratégias adotadas para atingir a meta é também levar a vacinação às escolas municipais. A Secretaria Municipal da Educação – SEDUC indicou as escolas com crianças na faixa etária da campanha e os profissionais das 16 Unidades de Saúde da Família do munícipio, localizadas nos bairros do Centro I e Centro II, Nova São Francisco, Baixa Fria, São Bento, Campinas, Paramirim, Monte Recôncavo, Caípe de Baixo e Caípe de Cima, Santo Estevão, Jabequara, Muribeca, Engenho de Baixo, Socorro e Calmonte traçaram estratégias para imunizar meninos e meninas na sua área de abrangência. Para saber mais procure a escola do(a) seu(sua) filho(a) ou a Unidade de Saúde do bairro.

A vacinação começou dia 06 e segue até 31 de agosto de 2018. O Dia D será no sábado (18).

Cobertura da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Pólio – 13/08/2018

São Bento (16,06%), Monte Recôncavo (68%), Caípe de Cima (11,4%), Muribeca (18,4%), Nova São Francisco (18%), Campinas (21,3%), Jabequara (51,6), Engenho de Baixo (45,3%), Paramirim (11,9%), Baixa Fria (17,8), Caípe de Baixo (29,3%), Santo Estevão (13,7%), Calmonte (15,7%), Socorro (59,5%) e Centro I e II (12,2); totalizando 23,3%.

Poliomielite

É uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe. No entanto, o vírus pode se desenvolver na forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Transmissão – Uma pessoa pode transmitir diretamente para a outra. A transmissão do vírus da poliomielite se dá através da boca e com material contaminado com fezes (contato fecal-oral), o que é crítico quando as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças mais novas, que ainda não adquiriram completamente hábitos de higiene, correm maior risco de contrair a doença.

Sarampo

Os sintomas apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal, além de mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Transmissão – A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença.

E para ambas as doenças, a melhor forma de prevenção é a vacina.