“Saúde da Pessoa Idosa: Promoção e prevenção se faz com informação”

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU por meio do Complexo de Saúde e Unidade de Saúde da Família do Caípe de Baixo, e em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou no último dia 20 de fevereiro, uma ação que faz parte das atividades da ‘Agenda da Saúde’ para o mês de fevereiro.

A Agenda da Saúde foi desenvolvida pela Secretaria da Saúde, onde mensalmente variados temas serão trabalhados ao longo de todo o ano. O mês de fevereiro foi intitulado de Fevereiro Roxo e traz como proposta, a promoção da saúde dos idosos.

As atividades aconteceram no CRAS e tiveram como tema “SAÚDE DA PESSOA IDOSA: Promoção e prevenção se faz com informação”. Durante a abertura foi realizada uma roda de conversa com fisioterapeutas falando sobre a importância da atividade corporal e os cuidados para um envelhecimento ativo e saudável.

No decorrer da manhã, também foram realizadas palestras pela equipe de profissionais da saúde e do CRAS (enfermeira, assistentes sociais, nutricionista e dentista) com temas referentes à: doenças sistêmicas e indicadores de violência que acometem a pessoa idosa, a importância da alimentação saudável para qualidade de vida e as principais afecções que acometem a cavidade oral (Saúde Bucal).

Foram ofertados durante a ação, serviços de saúde como: escovação supervisionada e aplicação de flúor, aferição de pressão arterial, exames de glicemia, testes rápidos para detecção de doenças como sífilis, HIV (AIDS) e Hepatites B e C, além da atualização do cartão de vacinas. Também foi possível, realizar agendamentos para consultas com especialidade em cardiologia, ortopedia, nutrição, mastologia, ginecologia e enfermagem, bem como agendamentos para realização de exames como ecocardiograma e preventivos ginecológicos.

Skip to content