Saúde: PACS lança projeto “Eu envelheço, ele envelhece, nós envelhecemos”

idosos1

Em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1° de outubro, o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS), de São Francisco do Conde, lança o projeto: “Eu envelheço, ele envelhece, nós envelhecemos”. O objetivo é priorizar a Atenção ao Idoso, levando informações às famílias e cuidadores sobre envelhecimento saudável, cuidados com o idoso, apoio e reabilitação.

A abertura do projeto será realizada na sede do PACS, que fica localizada na Rua Raimundo Ribeiro, antiga sede do CRESAM. Na ocasião, a equipe do programa vai oferecer um café da manhã, a partir das 10h, e uma palestra sobre o Mal de Alzheimer, doença degenerativa que atinge o cérebro resultando, inicialmente, na perda da memória. Além disso, os profissionais vão realizar visita domiciliar e prestar atendimento especial ao idoso, pessoas acamadas e com dificuldade de locomoção, toda semana dias de terça e quarta-feira.

O Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) e atua como uma Unidade do Programa de Saúde da Família para os moradores da sede da cidade.

A abertura do projeto será realizada na sede do PACS, que fica localizada na Rua Raimundo Ribeiro, antiga sede do CRESAM. Na ocasião, a equipe do programa vai oferecer um café da manhã, a partir das 10h, e  uma palestra sobre o Mal de Alzheimer, doença degenerativa que atinge o cérebro resultando, inicialmente, na perda da memória. Além disso, os profissionais vão realizar visita domiciliar e prestar atendimento especial ao idoso, pessoas acamadas e com dificuldade de locomoção, toda semana dias de terça e quarta-feira.

Sintomas do Alzheimer:

Perda de memória, dificuldade em executar tarefas diárias, desorientação, problemas de discernimento e linguagem, alteração brusca de humor e personalidade, entre outros.