Saúde realiza exames para detecção de AIDS e Sífilis

SESAU

Visando divulgar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril, e alertar as pessoas sobre a importância de saber se são portadoras do vírus HIV/AIDS e Sífilis, a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) está realizando nos dias 03 e 04 de abril, testes rápidos para detecção dessas doenças.

A iniciativa faz parte do projeto “Fique Sabendo”. As ações incluem atividades de prevenção e diagnósticos, além da distribuição de preservativos e panfletos educativos. Os públicos alvos são: jovens sexualmente ativos e adultos que possam ter tido relação sexual sem proteção. Os testes estão sendo realizados na própria SESAU e o resultado sai em 10 minutos para Sífilis e 15 para HIV/AIDS.

Após o Dia Mundial da Saúde, o exame continuará acontecendo na secretaria, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município. O teste é feito após o preenchimento de um formulário que identifica se o paciente está ou não num grupo de risco. Caso a pessoa seja classificada neste grupo, o Ministério da Saúde preconiza que o exame seja repetido em 30 dias. Nos demais casos, não é necessária a repetição do exame.

Projeto “Fique Sabendo”

É uma mobilização de incentivo ao teste da AIDS e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Visa também diminuir o preconceito em relação ao HIV/AIDS.

Skip to content