Secretaria da Educação realizou a I Formação para Secretários Escolares

A Prefeitura de São Francisco do Conde realizou, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC, em 24 de novembro, a I Formação para Secretários Escolares do município. A ação aconteceu no auditório da SEDUC, com o objetivo de alinhar a importância e o papel do Secretário Escolar na Unidade de Ensino, buscando capacitar ainda mais esses profissionais.

Durante a formação foi possível atualizar os profissionais sobre o censo escolar e esclarecer dúvidas sobre a função. Além disso, foram apresentadas e debatidas as principais características que devem ser inerentes ao Secretário Escolar, como: respeito e solidariedade; habilidade em redigir; organização e pontualidade; honestidade; habilidade em comunicação, e principalmente, estar aberto à aprendizagem.

A Secretaria Escolar é a porta de entrada da escola para a comunidade. É ela quem produz e guarda toda a documentação escolar de estudantes e professores, garantindo o controle de toda situação; é também a responsável pelo atendimento e a qualidade dos serviços, já que depende da secretaria o bom ou mau funcionamento da organização escolar.

O setor é um braço executivo da equipe administrativa e pedagógica, pois é o órgão responsável pelos serviços de escrituração, documentação, correspondências e processos. Portanto, o Secretário Escolar possui um importante papel na vida escolar, pois trabalha como um elo entre o administrativo e o pedagógico.

Esse foi o primeiro momento destinado à Formação dos Secretários Escolares. No entanto, a SEDUC tem o intuito de dar continuidade a essas formações, para que possa manter sempre as escolas atualizadas sobre as responsabilidades da secretaria escolar.

 

Skip to content