SECULT realizou as entregas dos certificados para os alunos do Curso de Artesanato

A Secretaria Municipal de Cultura – SECULT realizou nesta quinta-feira (15), a Cerimônia de Entrega de Certificados aos alunos que participaram do Curso de Artesanato voltado para Integrantes de Grupos Culturais.

O curso foi ofertado, gratuitamente, com objetivo de capacitar integrantes de grupos culturais do município, como: Lindroamor, Capabode, Mandu e Paparutas, entre outros, para um novo ofício, através da promoção de habilidades e competências para confecção de artigos, os quais, por meio da venda, oportunizam a obtenção de recurso financeiropara manutenção das atividades do próprio grupo.

Dez mulheres receberam a certificação de 32 horas/aula. Durante o aprendizado, as participantes adquiriram conhecimentos sobre confecção de bonecas fofuchas, ponteira de lápis e chaveiros voltados às manifestações culturais do município. Dessa vez, as homenageadas foram as Paparutas.

Ter participado do curso foi prazeroso! Eu já trabalhava com o crochê, mas o meu sonho sempre foi aprender a fazer as bonecas. Eu sempre gostei de fazer artesanato, isso me faz bem”, revelou a aluna Iris Santos Dias.

A participante Fernanda dos Santos revelou estar desempregada, mas enxergou no Curso de Artesanato a oportunidade de aprender algo novo e extrair uma renda extra. “Consegui o meu primeiro cliente e ele já está divulgando o trabalho, é sinal que eu conseguirei novos clientes”, afirmou Fernanda.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Joelza Menezes, “a secretaria tem desenvolvido ações voltadasàs características do município, com intuito de preservar a história de São Francisco do Conde, para que seja lembrada por outras gerações”. Joelza também afirmou a importância de criar ações desse segmento. “Futuramente, quando a cidade estiver estabilizada e recebendo turistas, já teremos uma característica, uma lembrança que já pode estar representando nossa cidade, não só aqui no município, mas em outras feiras também”, afirmou.

Simultaneamente a certificação, aconteceu a exposição dos artesanatos confeccionados durante o curso. E para a professora Flávia Menezes, que já trabalha há seis anos nessa área, “foi uma troca de aprendizado”.

A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – SDHCJ iniciará o curso com uma nova turma na próxima terça-feira (20).