SEDESE Retrospectiva 2020: Ação e Desenvolvimento Social na luta contra a Covid-19

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), sobretudo em meio à pandemia do novo coranavírus, seguiu trabalhando incessantemente para garantir o bem-estar dos franciscanos, principalmente aqueles que foram impactados pelo isolamento social.

Dentre estas ações, podemos citar a criação do Auxílio Emergencial Temporário (AET), no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) para as famílias franciscanas e/ou cidadãos que se encontram em vulnerabilidade social ou tenham tido sua renda comprometida devido à pandemia. Essa iniciativa da gestão Evandro Almeida, por meio da SEDESE, demonstra o comprometimento e o cuidado na assistência às famílias franciscanas por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Em tempos difíceis e de luta, a SEDESE se manteve firme em seu propósito: garantir aos cidadãos mais dignidade! E, nesse sentido, todo o trabalho desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social foi mantido, claro, seguindo as recomendações de saúde para atender às famílias franciscanas com total segurança e responsabilidade.

No decorrer da pandemia, responsabilidade foi a palavra-chave, isso porque, todas as decisões que foram tomadas visaram exclusivamente beneficiar a população, a exemplo da antecipação do pagamento do Programa de Acolhimento Social (PAS) e PAS Mais, bem como a instalação de pontos de atendimento para o cadastro e consultas ao Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Para além disso, a Prefeitura, por meio da SEDESE, adquiriu Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tais como máscaras cirúrgicas, máscara de proteção respiratória, luvas, protetor ocular, capote/avental, entre outros para utilização pelos trabalhadores do SUAS. Também foram adquiridos materiais de consumo, expediente e limpeza, tais como desinfetantes em geral, álcool de limpeza (líquido, com concentração entre 70% e 80%), álcool em gel (70%), limpadores multiuso com cloro, toalhas de papel, copos descartáveis, entre outros, para utilização nos equipamentos públicos. Outro importante equipamento de trabalho também foi adquirido para atender melhor os franciscanos, visto que, a Prefeitura, através da SEDESE, também adquiriu celulares e realizou a contratação de telefonia móvel para a instrumentalizar o atendimento remoto ao público do CadÚnico, PBF, CRAS, CREAS, BE, BA, PAS, dentre outros programas sociais.

Nessa pandemia, foi preciso reinventar-se e usar a tecnologia à favor. E, foi usando dessa ferramenta, que as equipes da secretaria criaram o “Aplicativo SEDESE” – tendo em vista evitar aglomerações. Por meio do aplicativo, os cidadãos podem acessar informações cadastrais, fazer alterações e esclarecer dúvidas. Com isso, o atendimento presencial ocorre caso seja extremante necessário.

Ainda sobre os benefícios da tecnologia, foi por meio de Lives que a SEDESE reforçou as ações de combate ao abuso e à exploração sexual – com o intuito de sensibilizar e conscientizar a sociedade quanto aos cuidados e a proteção de crianças e adolescentes, sobretudo em tempos de isolamento social.

Para atender as necessidades urgentes de famílias e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade social – e que em função da pandemia de coronavírus (Covid-19) se encontram em momento ainda mais crítico – a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), distribuiu mais de 1.700 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo profissionais autônomos (que tiveram sua renda prejudicada pelo isolamento), povos de comunidades tradicionais, motoristas de transportes alternativos e associações. A SEDESE também realizou a distribuição de mais de 15.000 máscaras artesanais com pontos específicos de entrega e de porta em porta.

Diante dessas inúmeras ações, fica comprovado o trabalho e o comprometimento da gestão Evandro Almeida ao longo deste ano de tantas lutas. Ao longo dessa jornada, as secretarias municipais, tendo como exemplo a SEDESE, desempenharam um papel crucial para garantir, e para além disso, proporcionar novos acessos sociais aos cidadãos franciscanos e continuar transformando vidas.