SEDUC irá promover semana de palestras sobre o Setembro Inclusivo

A Prefeitura, através da Secretaria da Educação, por meio da Gerência de Educação Especial/Inclusiva, em parceria com a Gerência de Tecnologia Educacional, a Associação de Pais e Alunos Excepcionais (APAE), o Programa de Atenção, Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores (PROAP) e o Núcleo Abraçar, irá promover entre os dias 26 a 28 de setembro, uma série de palestras voltadas para os temas do Setembro Inclusivo.

As palestras serão transmitidas através de meios digitais, como o YouTube, no canal oficial da Prefeitura, e também pelo Google Meet.

O Setembro Inclusivo é o mês destinado a conscientizar a população sobre a importância da inclusão social de pessoas com deficiências, dessa forma, o mês é marcado por atividades e campanhas por todo o país, que tem como objetivo colocar em pauta os direitos de pessoas com deficiências.

Nesse sentido, o mês é dividido em três cores representativas, o verde, o azul e o amarelo, cada uma delas com um foco específico, a seguir veja o significado de cada uma:

Setembro Verde: tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. O mês foi escolhido por conta do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

Setembro Azul: a cor azul representa para a Comunidade Surda dois momentos históricos, o primeiro momento é o período da segunda guerra mundial, em que os nazistas identificavam as pessoas com deficiência através de uma faixa de cor azul fixada no braço. O segundo momento é o atual, onde o azul simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história, mostra o orgulho de ser surdo, de englobar uma história, uma língua e um povo.

Setembro Amarelo: aborda a temática do suicídio, visando à prevenção, o tratamento e a ajuda. O intuito de abordar o tema suicídio é trazer ao debate ações de prevenção e orientações sobre esse assunto considerado, muitas vezes, estigmatizado. No Brasil, a iniciativa é liderada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, o Conselho Federal de Medicina e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Portanto, buscando ampliar essa conscientização e combater os efeitos negativos do preconceito que por muitos anos fez parte do cotidiano dessas pessoas, a SEDUC terá a seguinte programação:

26 de setembro, das 09h às 12h

Google Meet

Público-alvo: Famílias, Professores da Educação Especial, Profissionais da Associação de Pais e Alunos Excepcionais (APAE) e Profissionais do Programa de Atenção, Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores (PROAP).

Mediadora: Janede Peruna

Palestras

Tema 1: Os caminhos para a autonomia da pessoa com deficiência.

Palestrante: Ariane Ralin – Terapeuta Ocupacional.

Tema 2: A inserção social da pessoa com deficiência.

Palestrante: Márcia Dantas de Andrade – Assistente Social.

Tema 3: Os principais direitos da pessoa com deficiência.

Palestrante: Maraize Ribeiro – Assistente social.

27 de setembro, das 14h às 16h

Canal do YouTube da Prefeitura.

Público-alvo: Comunidade surda e Professores de Libras.

Mediador:  Ramon Maia

Roda de Conversa

Tema: História da educação dos surdos em São Francisco do Conde: desafios e conquistas.

Na perspectiva do professor: Itaciara de Oliveira.

Na perspectiva do Intérprete: Edneia Santos.

Na perspectiva do estudante surdo: João Lipe Nogueira.

Na perspectiva da família: Cláudia Hermenia.

28 de setembro, das 09h às 12h

Google Meet

Público-alvo: Profissionais do Núcleo Abraçar, Psicopedagogos, Coordenadores pedagógicos e Gestores do Ensino Fundamental I e II.

Mediadora: Juliane Ferreira – Psicóloga

Palestras

Tema 1: Ideação e comportamento suicidas nas escolas: Como identificar?

Palestrante: Elane Santana – Psicóloga.

Tema 2: Sugestão de ações de respeito à diversidade nas escolas.

Palestrantes: Juliana Sampaio e Livia Alvarez – Psicólogas.

Os interessados em participar das palestras que serão transmitidas pelo Google Meet, poderão realizar a inscrição através dos links disponibilizados. A palestra que será no YouTube não necessita de inscrição.

Setembro Verde: https://forms.gle/gyjUseMbVAKG3eCw9

Setembro Amarelo: https://forms.gle/zfs23YFHURxDLc877