SEMAP realizou oficina com trabalhadoras rurais em parceria com o Projeto ATER MULHERES

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP, realizou um evento com trabalhadoras rurais do Assentamento Milton Santos e de Jabequara, em parceria com o Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para Mulheres Rurais (ATER MULHERES), no dia 04/11/2021,

 As trabalhadoras rurais participaram das oficinas ministradas pelas profissionais do projeto ATER MULHERES. A primeira oficina foi sobre “Caderneta Agroecológica”, importante instrumento que auxilia na mensuração de toda a produção com informações de venda, consumo, doação e troca.  A segunda foi sobre “Empoderamento e Gênero”, que buscou reforçar o compromisso político e social do projeto e trazer informações sobre a divisão sexual do trabalho.

 O objetivo é fortalecer o emprego e a produção das mulheres rurais, incentivando a autonomia econômica, com base no reconhecimento e na valorização do trabalho desenvolvido.

A ATER Mulheres é uma das ações estratégicas da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), que dá apoio diferenciado ao trabalho e à produção das mulheres rurais. A ATER Mulheres visa atender as especificidades do trabalho que elas desenvolvem, considera a visão das agricultoras sobre a unidade produtiva familiar, o cuidado com os recursos naturais e a produção de alimentos saudáveis. É uma assistência técnica que apoia a diversificação da produção, que busca fortalecer a autonomia econômica, com base no reconhecimento e na valorização do trabalho das mulheres rurais.

Cadernetas Agroecológicas

Faz parte da ATER Mulheres a Caderneta Agroecológica, um instrumento político-pedagógico idealizado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), com o objetivo de mensurar e dar visibilidade ao trabalho das mulheres agricultoras, ao mesmo tempo que contribui para a promoção da sua autonomia.

Na caderneta são registradas as informações de venda, consumo, doação e troca. Isso permite que as mulheres possam anotar e ter o controle de tudo o que é cultivado nos espaços de seu domínio nas unidades produtivas da agricultura familiar, ou o que foi produzido por elas. O preenchimento das cadernetas possibilita às agricultoras mensurar a renda monetária e não monetária gerada a partir do seu trabalho.

 

Skip to content